Hospital Martagão Gesteira recebe reconhecimento nacional
A poucos meses de completar 60 anos de serviços prestados à Bahia, o Hospital Martagão Gesteira foi Acreditado com a certificação Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia aspectos como segurança do paciente e qualidade assistencial.
“Esse reconhecimento ONA Nível 1 demonstra que, mesmo enfrentando dificuldades, o Martagão tem conseguido aprimorar a qualidade dos seus serviços, como unidade de alta complexidade que beneficia milhares de crianças e adolescentes de todo o estado. É um patrimônio da Bahia e dos baianos”, ressalta o presidente do Conselho da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (mantenedora do Martagão), Pedro Teles.
De acordo com a ONA, a Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, “por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente”.
+ Salvador recebe evento gratuito para cuidados com recém-nascidos
Uma instituição pode ser Acreditada ONA em três níveis. No Nível 1, a organização de saúde cumpre ou supera, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. “São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais”.
“Essa certificação é uma conquista de todos. Representa o comprometimento de cada colaborador com a missão de oferecer um atendimento seguro, humanizado e eficaz. Diante dos resultados das auditorias, reafirmamos o pioneirismo do Martagão, onde tivemos serviços considerados como referência nacional. Estamos muito orgulhosos por esse reconhecimento, que reafirma o Martagão como referência na saúde”, acrescenta a diretora do hospital, Queitiane Carneiro.
Com 209 leitos, o Martagão é referência no estado da Bahia, um dos maiores hospitais exclusivamente pediátricos do Norte e Nordeste, com destaque para neurologia, cardiologia e oncologia. “O hospital reforça seu compromisso com a saúde e a segurança dos pacientes, firmando-se como uma instituição que une tradição e modernidade em prol do cuidado de excelência. Este é mais um passo em uma jornada que continuará priorizando a saúde da criança e da mãe”, frisa Queitiane.
Mesmo ainda buscando o reequilíbrio dos seus contratos e credenciamentos com o Poder Público, somente em 2023, o Martagão foi responsável por 68% das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos, por 43% dos tratamentos oncológicos; por 42% das cirurgias cardíacas e por 21% das cirurgias neurológicas no estado da Bahia. Em média, por ano, o Hospital realiza mais de 500 mil atendimentos, em 27 especialidades médicas.
LEIA MAIS: Ministério da Saúde atualiza vacinação contra covid-19; veja o que muda
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).