Fiocruz inicia pesquisa com vacina da tuberculose para combater a Covid-19
Fiocruz inicia pesquisa com vacina da tuberculose para combater a Covid-19
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começou, nesta segunda-feira (19/10), estudo com a vacina BCG com o objetivo de reduzir o impacto da Covid-19 em trabalhadores de saúde. O imunizante, originalmente usado na prevenção da tuberculose, tem tido resultados positivos em testes para a redução de infecções respiratórias.
Segundo a Fiocruz, que irá liderar a pesquisa no Brasil, a previsão é incluir dois mil voluntários em Campo Grande e mil no Rio de Janeiro. Eles passarão, antes de receber a vacina, por entrevista e testagem sorológica. Todos serão acompanhados pela equipe de pesquisa por até um ano, por meio de ligações telefônicas semanais. Caso apresentem qualquer sintoma da Covid-19, poderão fazer a coleta do swab nasal para avaliar a presença do vírus. Além disso, retornos trimestrais serão agendados para verificar, por meio da sorologia, a presença de possíveis infecções assintomáticas.
Poderão participar do estudo trabalhadores da saúde, como enfermeiros, médicos, técnicos, fisioterapeutas, recepcionistas e porteiros, maiores de 18 anos. Os voluntários não podem ter sido infectados pela Covid-19 e não devem estar participando de outro ensaio clínico.
O estudo conta com parceria da Caixa de Assistência dos Servidores do Mato Grosso do Sul (Cassems) e da Secretaria Estadual de Saúde. Já o recrutamento dos voluntários será realizado pela Faculdade de Medicina da UFMS.
LEIA MAIS: Dinheiro na cueca é lícito e seria entregue para funcionários, diz defesa do senador Chico Rodrigues
Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.