Estudantes baianos fazem larvicida com plantas da Caatinga para combater mosquito da dengue
Pesquisadores afirmam que o produto natural é uma alternativa menos tóxica do que os fabricados artificialmente
Por Da Redação.
Três estudantes da rede pública de ensino de Candiba, município do Centro Sul baiano, desenvolveram um extrato que serve como um larvicida a base de plantas da Caatinga para combater o mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika.
Os estudantes , Ruan Donato, Maria Júlia de Oliveira e Isadora Fernandes, todos alunos do Colégio Estadual Antônio Batista, tiveram orientação do professor de biologia William Oliveira no desenvolvimento do extrato, feito com plantas como aroeira, pau-ferro e umburana.
Pesquisadores que analisaram o produto afirmaram que esta é uma alternativa mais sustentável e menos tóxica para o uso humano em comparação com as opções fabricadas artificialmente.
Com os estudos em andamento, a equipe busca parcerias para análise fitoquímica das plantas e almeja produção em grande escala.
LEIA MAIS: Arthur Elias engrandece vice-campeonato da Copa Ouro após derrota para os EUA
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).