Estoque de leite humano no Hospital Roberto Santos está em estado crítico; saiba como doar
Qualquer mulher que esteja amamentando pode se tornar uma doadora, desde que esteja saudável e não tome nenhum medicamento que interfira na amamentação.
O estoque de leite humano do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, passa por momentos críticos desde o início da pandemia de Covid-19, conforme informou a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Para incentivar a doação, a unidade promove, a partir desta terça-feira (11/5), ações de incentivo.
No dia 19 de maio, quando é celebrado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, haverá distribuição de folder informativo e orientações sobre o Banco de Leite da Maternidade Dulcineia Moinho do HGRS na recepção principal, refeitório e atividade educativa no ambulatório da instituição. O tema escolhido para a campanha, neste ano, é ‘Doação de leite humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança’.
Ainda de acordo com a Sesab, a programação irá incluir visitas às maternidades Albert Sabin e Menandro de Farias, para ações educativas e de parceria na captação de doadoras. O órgão de saúde ressalta que qualquer mulher que esteja amamentando pode se tornar uma doadora, desde que esteja saudável e não tome nenhum medicamento que interfira na amamentação.
“Doar leite materno salva vidas. Prematuros que ainda não podem ser alimentados pelo leite de suas mães conseguem ficar mais saudáveis, ganhar peso e encurtar o tempo nas UTIs por conta das doadoras que se dedicam para coletar e dar o leite excedente dos seus bebês”, diz a médica neonatologista Maria de Lourdes Leite, coordenadora do Banco de Leite Humano do HGRS e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca-HGRS). A especialista também lembra que quanto mais leite é retirado da mama, seja para o seu bebê ou para doação, mais leite será produzido.
Quem não amamenta também pode ajudar os bancos de leite humano com doação de potes de vidro. Os vidros devem ter tampa plástica, como as usadas em café solúvel. Não importa o tamanho, mas precisa ser de tampa plástica e ser de vidro.
Quem tiver interesse em realizar as doações, ou obter informações adicionais, podem entrar em contatos pelo telefone (71) 3117-7851 ou pelo WhatsApp (71) 98225-5493.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.