Datafolha: 48% reprovam desempenho de Bolsonaro no enfrentamento do novo coronavírus
Datafolha: 48% reprovam desempenho de Bolsonaro no enfrentamento do novo coronavírus
De acordo com levantamento feito pelo Datafolha, divugado nesta sexta-feira (26/6), 48% dos entrevistados reprovam o desempenho do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), na crise do novo coronavírus. 27% aprovam, 23% consideram regular e 1% não respondeu.
Bolsonaro é melhor avaliado no sul do país (36%), mas, também por lá, 38% consideram ruim ou péssimo. No Nordeste, é mais baixa a avaliação do desempenho do presidente (24%, contra 55% de avaliação negativa), assim como no Sudeste (24%, contra 52% de avaliação negativa).
MINISTÉRIO DA SAÚDE
Em alta no início de abril, na então gestão de Luiz Henrique Mandetta, o trabalho do Ministério da Saúde na crise do coronavírus caiu consideravelmente. Em abril, em outro levantamento do Datafolha, era aprovado por 76% dos entrevistados. Atualmente, a pasta conta com 33% de aprovação. Para 34%, o atual trabalho do ministério no enfrentamento da pandemia é ruim ou péssimo, e 31% consideram regular, com 2% preferindo não opinar a respeito. No final de maio, 21% consideravam o desempenho do ministério ruim ou péssimo, e para 33% era regular.
GOVERNADORES
O desempenho dos governadores na pandemia também está em queda. Após aprovação de 58% no início de abril, o índice recuou para 50% no final de maio, e agora chegou a 44%. No mesmo período, a reprovação ao trabalho dos chefes do executivo estadual passou de 16% para 25% entre abril e maio, e em junho atingiu 29%. Para 26%, o desempenho dos governadores é regular, e 1% não opinou.
O índice mais elevado de aprovação aos governadores agora é registrado no Sul (61%, ante 68% no final de maio). No Nordeste, 50% aprovam o desempenho dos governadores (no levantamento anterior, 53%), No conjunto das regiões Norte e Centro-Oeste, houve queda expressiva na aprovação, de 52% para 44%, e os governadores do Sudeste também sofreram baixa na avaliação positiva, de 42% para 35%.
Os prefeitos também são aprovados por 44% no seu trabalho de enfrentamento do coronavírus (eram 50% no início de abril), e os demais reprovam (34%, ante 22% no início de abril), consideram regular (21%, e eram 25%) ou não opinaram (2%).
Clique aqui para ver o levantamento completo.
LEIA MAIS: STF volta a negar pedido de prisão domiciliar a ex-ministro Geddel Vieira Lima
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.