Cuba já desenvolveu a vacina para o coronavírus: verdade ou mentira?
Cuba já desenvolveu a vacina para o coronavírus: verdade ou mentira?
Apesar de não ter nenhum caso confirmado de coronavírus, Cuba tem chamado atenção nas manchetes por ter desenvolvido um "vacina" contra o Covid-19. A redação do Aratu On apurou essa história.
Os pesquisadores de Cuba realmente desenvolveram uma substância, o "Interferon alfa 2B", que tem se provado eficaz no tratamento da doença. Porém, o composto não é uma vacina e sim um antiviral.
O termo "Vacina" é usado para designar um composto com o virus enfraquecido e sua cura. Ele é dado antes da pessoa contrair a doença e faz com que o corpo produza anticorpos.
LEIA MAIS: Sobe para 60 número de casos comprovados do novo coronavírus; mais de 900 estão sendo monitorados
Já "Antiviral" é uma substância que impede a replicação do vírus e, como ele não pode se multiplicar, acaba morrendo no corpo do paciente. O antiviral é usado depois que a pessoa contraiu a doença.
Segundo a revista Fórum, o "Interferon alfa 2B" conseguiu curar mais de 1.500 pacientes e é um dos 30 medicamentos escolhidos pela Comissão Nacional de Saúde da China para curar a condição respiratória.
LEIA MAIS: Bahia confirma terceiro caso do novo coronavírus; estado tem 187 casos suspeitos
LEIA MAIS: Carlinhos Vidente faz vídeo e prevê mais "caos" por conta do coronavírus; assista
“O interferon alfa 2B tem a vantagem de que, em situações como essa, é um mecanismo para se proteger, seu uso impede que pacientes com a possibilidade de agravar e complicar cheguem a esse estágio e, finalmente, tenham a morte como resultado”, disse Luis Herrera Martínez, consultor científico e comercial do grupo de negócios BioCubaFarma.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.