Covaxin: farmacêutica indiana diz que Brasil teve melhores condições de compra do que para outros países

Fabricante alega que, ao contrário das negociações já efetivadas em outros países, não recebeu do governo brasileiro nenhuma antecipação de pagamento.

Por Da Redação.

Covaxin: farmacêutica indiana diz que Brasil teve melhores condições de compra do que para outros paísesCarol Garcia/GovBa

Em um comunicado global divulgado nesta quarta-feira (30/6), a farmacêutica indiana Bharat Biotech, responsável pela Covaxin, disse que o Brasil contou com condições melhores do que outras nações para a compra do imunizante. O Ministério da Saúde prometeu desfazer o contrato de importação após as supostas irregularidades que ocorreram no contrato.

A empresa alega que a parceria com a Precisa Medicamentos segue o mesmo modelo adotado em todos os países onde suas vacinas são fornecidas e nos quais não possui escritórios próprios. A compra por meio desse intermediário é um dos pontos contraditórios do contrato, que foram discutidos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

LEIA MAIS: Covaxin: entenda a polêmica sobre a vacina indiana comprada pelo Brasil 10x mais cara

LEIA MAIS: Bolsonaro minimiza suspeitas de superfaturamento da Covaxin e ameaça: "Quem armou, vai se dar mal"

Em relação aos preços ofertados no Brasil, a fabricante da Covaxin alega que, ao contrário das negociações já efetivadas em outros países, não recebeu do governo brasileiro nenhuma antecipação de pagamento. E o valor de US$ 15 ofertado ao Brasil, que seria 1000% maior do que o oferecido anteriormente, é inferior ao praticado em outros mercados, segundo a empresa. A faixa de preços globais da companhia seria entre US$ 15 e US 20.

Em relação ao pagamento dos imunizantes, a farmacêutica acrescenta que a Madison Biotech é integrante da Bharat Biotech e foi criada com o propósito de Pesquisa & Desenvolvimento externo, vendas e marketing de vacinas globalmente. A Covaxin já recebeu autorização de uso de emergência em 16 países e tem acordos em andamento com outros 50 países, além de já ter sido exportada para diferentes nações.

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.