Com menos de 50% do estoque mínimo, Hospital Geral Roberto Santos precisa de doações de sangue
Além de pacientes que precisam de transfusão sanguínea, os hemocomponentes são utilizados na hemodiálise e há a necessidade de reserva de sangue para realização de cirurgias
O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) está precisando de doações de sangue, em especial de grupos de RH negativo. Nesta quinta-feira (20/10), a Agência Transfusional (AT-HGRS) contabiliza número de bolsas de sangue inferior ao estoque mínimo necessário para realização de procedimentos.
O HGRS possui 640 leitos de internação, portanto, a manutenção do estoque de sangue – através da doação voluntária – é essencial. Além de pacientes que precisam de transfusão sanguínea, os hemocomponentes são utilizados na hemodiálise e há a necessidade de reserva de sangue para realização de cirurgias.
Para uso dos grupos sanguíneos com estoque mais baixo, a prioridade tem sido pacientes com quadros mais graves.
Para doar sangue, é necessário procurar uma das unidades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). O doador voluntário que tem interesse em ajudar o HGRS pode informar o cadastro de número 0106, que leva o nome "Amigos do Roberto Santos".
O candidato à doação de sangue deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais; pesar mais de 50 quilos; estar bem alimentado; ter dormido pelo menos 6h; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h; não fumar por, pelo menos, duas horas; e ter entre 16 e 69 anos incompletos. É necessário apresentar documento original com foto. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal.
LEIA MAIS: Aratu Premia dará premiação de R$ 1 mil por dia até o final de 2022; veja como participar
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!