Cobertores pesados melhoram a insônia e sintomas de ansiedade e depressão, diz estudo
Pesquisas anteriores já indicavam que cobertores mais pesados proporcionam ao corpo a sensação de um abraço caloroso, além de aumentar a produção de melatonina
Um estudo australiano, publicado em agosto no "American Journal of Occupational Therapy", apresenta evidências de que o uso de cobertores pesados pode melhorar a qualidade do sono em adultos com insônia, reduzir a dependência de medicamentos e beneficiar o humor de pessoas com ansiedade e depressão.
Pesquisas anteriores já indicavam que cobertores mais pesados proporcionam ao corpo a sensação de um abraço caloroso, além de aumentar a produção de melatonina, hormônio que regula o sono e o ritmo circadiano. A terapeuta ocupacional e pesquisadora da Universidade Flinders, Suzanne Dawson, ressalta que “o sono é uma necessidade humana básica e, quando alguém não dorme o suficiente, isso pode levar a vários problemas de saúde, além de aumentar o risco ou agravar condições crônicas, incluindo doenças cardíacas, derrames e problemas de saúde mental”.
A equipe de pesquisa de Dawson analisou 18 estudos que investigaram os efeitos dos cobertores pesados. Os resultados indicaram, em geral, uma melhoria na qualidade do sono e na rapidez com que os participantes adormeciam. Segundo a pesquisadora, “adultos que usaram os cobertores relataram melhor sono, redução no uso de medicamentos para dormir e até mesmo melhorias no humor e no controle da dor.”
Os benefícios foram mais pronunciados entre os adultos e mostraram-se variáveis entre as crianças, com resultados limitados para aqueles com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), ou transtorno do espectro autista (TEA). Mas, alguns pais relataram experiências positivas, afirmando que os filhos pareciam “mais relaxados, menos ansiosos e mais focados durante as atividades diárias” ao utilizarem os cobertores. A psicóloga envolvida no estudo sugere que isso pode ter um impacto duradouro no bem-estar das crianças.
Porém, os pesquisadores recomendam que pessoas com problemas cognitivos escolham cobertores mais leves, que sejam facilmente removíveis pelo próprio indivíduo.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).