Campeonato é suspenso na piscina olímpica de Salvador por suspeita de água contaminada; cerca de 30 pessoas estão doentes
De acordo com Diego Albuquerque, presidente Federação Bahiana de Desportos Aquáticos (FBDA), dos 470 nadadoras que estão na competição, entre 20 e 30 ficaram doentes
Nesta quinta-feira (7/7), a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) decidiu suspender o Campeonato Brasileiro Júnior, que estava sendo realizado na Arena Aquática Salvador, uma das piscinas construídas para os Jogos Olímpicos na Bahia. A suspensão aconteceu porque há a suspeita de a piscina estar contaminando os atletas.
De acordo com Diego Albuquerque, presidente da Federação Bahiana de Desportos Aquáticos (FBDA), dos 470 nadadoras que estão na competição, cerca de 30 ficaram doentes. Alguns deles chegaram a receber atendimento médico após acordarem com sintomas como febre, vômitos e diarreias, mas, segundo Diego, ainda não há dianósticos fechados.
A água da piscina está sendo testada, mas, na opinião do presidente do FBDA, a causa desses sintomas deve ser outra. A gente tem por obrigação afastar qualquer possibilidade, mas a gente não acredita que seja isso".
De acordo com ele, alguns nadadores foram vistos aproveitando o mar na praia da Pituba, que fica de frente para a Arena, e considerada imprópria para banho. Além disso, como explica Diego, pessoas que não usaram a piscina também apareceram com esses sintomas, afastando a possibilidade da causa da doença estar relacionada à agua.
"Não aconteceu só com atleta. Uma pessoa que trabalha com as redes sociais também ficou doente", aponta Diego. Hoje à tarde, como ressalta o presidente da FBDA, vai acontecer uma reunião geral para decidir os próximos passos do evento.
Nesta manhã, Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) soltou uma nota nas redes sociais informando que especialistas e funcionários do Parque Aquático estão prestando todo auxílio necessário aos nadadores e funcionários afetados.
CONFIRA:
A FBDA também emitiu uma nota, ressaltando que a competição ficará suspensa até que Vigilância Sanitária, que já foi acionada, emita um parecer relativo às condições sanitárias do local. "A decisão é em virtude do registro de casos clínicos de diarreia, febre e mal estar de alguns atletas e público presentes no evento. Os sintomas iniciais indicam uma possível virose, que pode ou não estar ligada ao campeonato".
CONFIRA A NOTA DA FBDA NA ÍNTEGRA:
"Informamos que, em conjunto com a coordenação do evento, e responsáveis técnicos pelas equipes presentes, as etapas de hoje, 07 de julho, foram suspensas. A decisão é em virtude do registro de casos clínicos de diarreia, febre e mal estar de alguns atletas e público presentes no evento. Os sintomas iniciais indicam uma possível virose, que pode ou não estar ligada ao campeonato.
Por precaução, a etapa está suspensa, até que a Vigilância Sanitária, já acionada, possa emitir um parecer relativo às condições sanitárias do local.
Em tempo, ressaltamos que a análise dos níveis de cloro da piscina são diariamente monitorados por empresa credenciada, e que nada de anormalidade foi constatado.
Haverá uma nova reunião ao final da tarde, após análise da Vigilância, para definir a nova programação do evento. A FBDA e a CBDA estão avaliando criteriosamente a melhor solução, com foco no bem estar comum dos atletas".
LEIA MAIS: Nasceu de novo: homem é jogado contra carreta e sobrevive de forma surpreendente; assista
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!