Brasil tem primeira morte confirmada pela ômicron; variante do coronavírus já é dominante no país
Vítima tinha tomado tanto as duas doses da vacina contra a Covid-19 como a terceira, de reforço
O Brasil registrou a primeira morte causada pela variante ômicron da Covid-19 nessa quinta-feira (6/1). O óbito foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, em Goiás, ao Uol.
A vítima era um homem de 68 anos que estava internado e era portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial. Ele estava vacinado com as duas doses do imunizante contra a Covid-19 e a dose de reforço. O homem tinha tido contato com uma pessoa que havia testado positivo para a doença e cuja infecção pela variante já havia sido confirmada.
LEIA MAIS: O que se sabe até agora sobre a Ômicron, nova variante do coronavírus? O Aratu On explica para você
LEIA MAIS: Aratu On explica o que são as novas variantes do coronavírus e como elas agem no seu corpo; assista
O secretário de Saúde da cidade, Alessandro Magalhães, reforçou a necessidade de vacinação acompanhada do uso da máscara, da correta higiene das mãos e do distanciamento social sempre que possível: "Nós perdemos um paciente vacinado, mas que tinha problemas crônicos de saúde, que são importantes fatores de risco da Covid-19. Infelizmente, ele não resistiu. Uma vida perdida em meio a milhares salvas pela imunização".
PREDOMINÂNCIA
Um levantamento da plataforma Our World in Data, da universidade Oxford, mostra que a ômicron já é responsável por mais da metade das infecções no país e que casos explodiram em duas semanas. Cerca de 58,33% dos casos de Covid-19 sequenciados no Brasil teriam sido causados por essa variante.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.