Saúde

Bahia tem 9ª morte por dengue no ano; 30% dos municípios do estado vivem epidemia

Vítima morava em Vitória da Conquista; foi a segunda morte na cidade desde janeiro

Por Da Redação

Bahia tem 9ª morte por dengue no ano; 30% dos municípios do estado vivem epidemiaCréditos da foto: Ilustrativa
A nona morte causada pela dengue no estado da Bahia, em 2024, foi confirmada pela Câmara Técnica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta terça-feira (5/3).
A vítima morava em Vitória da Conquista e é o segundo óbito ocorrido no município do sudoeste baiano neste ano. Os outros sete óbitos registrados aconteceram em Jacaraci (2), Piripá, Irecê, Feira de Santana, Barra do Choça e Ibiassucê.
Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana afirmou, em nota, que é preciso haver uma união entre as gestões municipais e estaduais para se evitar mais mortes. “Temos um cenário desafiador em todo o país por conta das condições climáticas adversas e pelo aumento exponencial dos casos, incluindo a circulação de novos sorotipos. Tudo isso exige uma atenção mais integrada de estados e municípios”, avalia.
CIDADES EM EPIDEMIA
Ao todo, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, 122 municípios baianos estão em estado de epidemia, o que corresponde a 29% das cidades do estado. Outros 51 estão em risco e 34 em alerta. São 29.982 casos prováveis até o dia 2 de março de 2024, marcando um aumento de 209,3 % em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Em nota, Roberta Santana defendeu ação mais forte dos municípios. "As prefeituras precisam intensificar as ações de atenção primária e limpeza urbana, a fim de eliminar os criadouros, e fortalecer a mobilização da sociedade, antes de recorrer ao fumacê. A dependência excessiva do fumacê, como último recurso, pode revelar uma gestão reativa em vez de proativa no combate à doença", afirma a secretária.
LEIA MAIS: Hospital Ortopédico do Estado inicia atendimentos em Pernambués
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.