Anvisa suspende venda de lote de sal grosso após reprovação em testes

Determinação também vetou uma linha de pós para decoração da Sugar Art

Por Anna Caroline Santiago.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta segunda-feira (26), medidas restritivas contra dois produtos por irregularidades que apresentam riscos à saúde do consumidor. As decisões envolvem um lote específico de sal grosso da marca Globo, fabricado pela Brasisal Alimentos Ltda e a linha de pós para decoração da Sugar Art.

Anvisa suspende venda de lote de sal grosso após reprovação em testes.Foto: Reprodução

A fiscalização determinou o recolhimento e a proibição de comercialização do lote 004/24 do sal grosso Brasisal (vencimento em 30/10/2026). A decisão baseou-se em laudos do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen-RJ), que reprovou o produto no teste de determinação de iodo.

A ausência ou quantidade inadequada de iodo no sal é considerada uma falha grave de segurança alimentar. De acordo com a Anvisa, o elemento é obrigatório no sal para prevenir o bócio (aumento da tireoide).

Outro detalhe, é que, deficiência de iodo pode causar distúrbios cognitivos e comprometer o desenvolvimento do feto durante a gestação.

Materiais plásticos suspendem produtos da Sugar Art

Em outra frente, a Anvisa suspendeu a fabricação, distribuição, propaganda e venda de todos os pós para decoração da marca Sugar Art, produzidos pela empresa Madi Comércio e Indústria.

A agência detectou a presença de materiais plásticos na composição dos produtos, que eram indevidamente anunciados em plataformas de e-commerce como ingredientes comestíveis. A prática infringe o Decreto-Lei 986/1969, que rege as normas de alimentos no Brasil. Por conter substâncias impróprias para o consumo humano, a Anvisa determinou o recolhimento imediato de todo o estoque disponível no mercado.

Relembre outros vetos da Anvisa

Foto: Reprodução

Anvisa manda recolher lote de chocolate Laka após problema na produção

A Anvisa mandou recolher um lote do Chocolate Branco Laka após um problema na produção e embalo. Todos os produtos do lote CC28525493 precisaram ser tirados de venda pela empresa Mondelez Brasil Ltda. 

De acordo com a Anvisa, o recolhimento do produto ocorre, pois houve um erro na embalagem: o produto ‘Laka Oreo’ foi embalado com o rótulo do ‘Chocolate Branco Laka’. Segundo a agência, para pessoas com condições específicas de saúde, como celíacos e alérgicos ao glúten, a falta dessa informação traz riscos à saúde.

“Essa falha técnica faz com que os ingredientes descritos no rótulo não correspondam ao produto. A troca de embalagens também resultou na falta da declaração obrigatória da presença de glúten no produto, que é obrigatória por lei”, disse a agência, em nota.

A Anvisa também determinou o recolhimento do Glitter e Glitter Holográfico da marca Flex Fest. Os produtos, que são da empresa AP Viola Artes e Festas Ltda (Flex Fest), tiveram a sua comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e uso suspensos. “O motivo da suspensão é porque os itens contêm materiais plásticos, o que os torna impróprios para serem consumidos em alimentos”, explicou a Anvisa.

Leia mais: O que se sabe sobre morte de caminhoneiro após explosão de pneu na Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.