Anvisa decide sobre retenção de receitas para Ozempic e Saxenda
A medida também deve estabelecer critérios para a prescrição de Ozempic
Por Bruna Castelo Branco.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decide nesta quarta-feira (16) se farmácias brasileiras passarão a ser obrigadas a reter receitas médicas para a venda de medicamentos como Ozempic, Wegovy, Saxenda e similares, utilizados no tratamento da obesidade e popularizados pelo efeito de emagrecimento. A proposta segue o modelo já adotado para antibióticos, com o objetivo de aumentar o controle sobre a comercialização dessas substâncias.
A medida também deve estabelecer critérios para a prescrição — se isolada ou combinada com outros fármacos — e pode incluir mudanças nas embalagens e rótulos dos produtos.
+ Farmácia é assaltada na Graça e suspeitos levam canetas de Ozempic
A decisão estava prevista para ser anunciada no dia 17 de março, mas foi adiada pelo diretor-substituto da Anvisa, Rômison Mota, que solicitou mais tempo para avaliar informações adicionais apresentadas por fabricantes em reuniões.
Ozempic e Wegovy são produzidos pela farmacêutica Novo Nordisk, que, por meio de nota, afirmou que atua "em concordância às regras estabelecidas pelas autoridades responsáveis nos países" e que, no Brasil, "segue os padrões estabelecidos pela Anvisa".
Segundo dados da própria agência, 32% das notificações de reações adversas registradas no país estão relacionadas ao uso indiscriminado desses medicamentos. Caso a proposta seja aprovada, as farmácias deverão reter as receitas médicas no ato da compra.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).