Alzheimer: neurologista explica causas, sintomas e como evitar progressão da doença
A Doença de Alzheimer é degenerativa, progressiva e provoca atrofia no cérebro, levando à demência
A Doença de Alzheimer é degenerativa, progressiva e provoca atrofia no cérebro, levando à demência. Para falar sobre a causa e sintomas, a neurologista Maria Clara Carvalho esteve no programa Cidade Aratu, da TV Aratu, e esclareceu quando os sintomas da doença aparecem nos pacientes.
Um fator que pode causar surpresa em muitos é que, o desenvolvimento do Alzheimer se dá pelos menos 20 anos antes do diagnóstico da enfermidade.
"O alzheimer se desenvolve pelo menos 20 anos antes do início dos sintomas. Logo, àquele paciente que vai desenvolver [a doença] na fase mais idosa, pode já ter a doença desde mais jovem. Mas, jovem pode ter sintoma em relação ao alzheimer? A resposta é sim! No entanto, menos de 1% dos casos apresenta esses sintomas na juventude. A gente chama de alzheimer 'com componente maior genético'. Ou seja, aquele que passa de pai para filho de forma direta. Isso, porém, é a menor porcentagem dos casos", inicia Maria Clara.
A neurologista reforça, no entanto, que os casos mais comuns continuam aparecendo em pessoas de 60 a 65 anos. Aparecimentos abaixo disso devem ser associados e olhados com a possibilidade de outros diagnósticos, também.
ASSISTA ENTREVISTA COMPLETA
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!