AO VIVO Últimas Notícias
22/05/2023 13h05 | Atualizado em 22/05/2023 13h05

Procura por vacina contra poliomielite está abaixo do esperado, explica coordenadora

O Brasil não registra um caso de polio desde 1989, mas a doença pode voltar

Procura por vacina contra poliomielite está abaixo do esperado, explica coordenadora Foto: Bom dia Bahia/TV Aratu
Mateus Xavier

A vacina contra a paralisia infantil, ou a doença de poliomelite, segue com procura abaixo do esperado em Salvador. O número reduzido vem se tornando comum: em 2022, a cobertura vacinal foi de apenas 59% em toda a Bahia segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A Secretária Municipal da Saúde (SMS) vem promovendo campanhas para tentar convencer os pais a atualizar a carteira vacinal de seus filhos.

A partir desta quarta-feira (24/5), 37 unidades de saúde vão oferecer a vacina tríplice viral e a proteção contra a “polio”. Para conferir, basta acessar o site da SMS e ver qual o posto mais próximo.

Coordenadora de imunização de Salvador, Doiane Lemos alerta para a gravidade da poliomelite. “Quando não leva a óbito, ela gera a perda dos movimentos, o que é uma sequela para toda a vida”, disse. A vacinação das crianças começa aos dois meses de vida, sendo atualizada quando completam um ano.

O Brasil não registra um caso de polio desde 1989, mas a doença pode voltar. Em março deste ano, foi registrado um caso da doença no Peru, pais que faz fronteira com o Brasil.

Confira a reportagem completa do Bom dia Bahia, programa da TV Aratu: 

LEIA MAIS: Luz no fim do túnel: nova rodada de negociação pode impedir greve de rodoviários em Salvador

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!