AO VIVO Últimas Notícias
08/05/2023 12h40 | Atualizado em 08/05/2023 12h41

Você sabe o que é Maio Roxo? Campanha alerta para as doenças inflamatórias intestinais

Cada vez mais frequentes devido ao estilo de vida moderno, as principais doenças inflamatórias intestinais são a Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn

Você sabe o que é Maio Roxo? Campanha alerta para as doenças inflamatórias intestinais Foto: Divulgação
Da Redação

A campanha “Maio Roxo” chama atenção para as Doenças Inflamatórias Intestinais, ou DIIs, que são doenças crônicas que acometem o trato gastrointestinal, da boca ao ânus, e que afetam muito a qualidade de vida dos pacientes. Cada vez mais frequentes devido ao estilo de vida moderno, as principais doenças inflamatórias intestinais são a Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn.

A Doença de Crohn pode afetar qualquer parte do sistema gastrointestinal, desde a boca até o ânus. Já a Retocolite Ulcerativa afeta apenas o cólon e o reto. Quem explicou foi a coloproctologista , Lina Codes:

“Ambas apresentam sintomas como diarreia persistente, que dura mais de 30 dias, ou quadros diarreicos frequentes e intermitentes ao longo de meses; dor abdominal; muco ou sangramento nas fezes; perda de peso e abscessos e fístulas na região anal”. Em alguns casos, o paciente pode desenvolver complicações que necessitem de intervenção cirúrgica. Por isso, o diagnóstico precoce e o tratamento individualizado são fundamentais.

Alguns fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento dessas doenças, como histórico familiar, tabagismo, uso prolongado de medicamentos anti-inflamatórios e consumo excessivo de álcool. “As doenças inflamatórias intestinais não têm cura, mas o tratamento adequado permite o controle do processo inflamatório e dos sintomas, bem como a prevenção de complicações”, pontuou a gastroenterologista Flora Fortes.

Confira a reportagem do QVP sobre o tema:

LEIA MAIS: Vício no TikTok causa sintomas parecidos com os do abuso de drogas, diz psiquiatra: “Irritabilidade, insônia e ansiedade”

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!