Lavagem do Bonfim: todos os caminhos levam à Colina Sagrada nesta quinta
Celebrações da Lavagem do Bonfim têm início com cortejo saindo da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, em direção à Basílica Santuário Senhor do Bonfim
Por Dinaldo dos Santos.
Salvador vivencia nesta quinta-feira (15), a tradicional Lavagem do Bonfim, um dos principais eventos do calendário cultural e religioso da cidade, que reúne fiéis, moradores e turistas, na Colina Sagrada. Fique atento que o Aratu On transmitirá o evento ao vivo a partir das 8h.
A celebração tem início com cortejo saindo da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, em direção à Basílica Santuário Senhor do Bonfim, no bairro do Bonfim, em um percurso de cerca de oito quilômetros. A festa reúne elementos do catolicismo popular e das tradições afro-brasileiras.

Lavagem de Corpo e Alma
Vestidos de branco, devotos e representantes de diferentes expressões religiosas participam da caminhada marcada por fé, cânticos e rituais simbólicos, conhecidos como “Lavagem de Corpo e Alma”. Na chegada, ocorre a bênção coletiva e a tradicional lavagem das escadarias com água de cheiro.
A programação da Festa do Bonfim teve início em 8 de janeiro e segue até o dia 18, com novenários, missas e outras celebrações religiosas.
Trânsito na Lavagem do Bonfim
As festividades na região do Bonfim devem provocar uma série de mudanças no trânsito de Salvador até o próximo domingo (18). As alterações ocorrerão principalmente na Cidade Baixa e no entorno do bairro do Bonfim.
Nesta quinta (15), as 6h, foram implantadas barreiras móveis em vias do Comércio, Água de Meninos, Calçada, Uruguai, Roma e Bonfim, com bloqueios temporários e controle do fluxo conforme a movimentação do público e do cortejo religioso.

No bairro do Bonfim e em ruas adjacentes, será proibida a circulação e o estacionamento de veículos, incluindo carroças, cavalos e bicicletas, em trechos da Avenida Dendezeiros do Bonfim, Ladeira do Bonfim, Largo do Bonfim, Praça Senhor do Bonfim, Ladeira dos Romeiros e vias do entorno. As restrições ocorrem nos dias 15 de janeiro, das 6h às 4h do dia seguinte, e 18 de janeiro, das 13h às 22h.
Transporte na Lavagem do Bonfim
Está sabendo como vão funcionar os ônibus do sistema de transporte urbano para atender a festa? Ao todo, 19 linhas regulares vão operar com horário estendido até 0h, atendendo diretamente a área da Lavagem do Bonfim.
Entre elas estão:
Vista Alegre x Ribeira;
Base Naval x Ribeira;
Fazenda Coutos x Ribeira;
Paripe x Ribeira;
Ribeira/Bonfim x Campo Grande;
Ribeira x Lapa;
Fazenda Grande do Retiro x Ribeira;
Ribeira x Federação;
Ribeira x Barbalho/Fazenda Garcia;
Massaranduba x Estação Hiper BRT;
Ribeira x Estação Hiper BRT;
Ribeira x Rio Sena/Avenida Santa Terezinha;
Santa Cruz x Calçada/Bonfim;
Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa;
Cabula VI x Ribeira (R2);
Terminal Acesso Norte x Ribeira;
Cajazeira 11 x Ribeira.
Para reforçar o transporte para a Lavagem do Bonfim, 36 ônibus reguladores ficarão posicionados no Largo do Papagaio, na Ribeira, das 13h às 22h.
Segurança na Lavagem
A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), deu início há uma semana à Operação Lavagem do Bonfim 2026. O esquema especial de segurança seguirá até o dia 18 de janeiro, com atuação intensificada neste dia 15.

A operação conta com a participação de oito Comandos de Policiamento Regionais e Especializados, além da Academia da Polícia Militar (APM). Ao todo, serão empregados 27 Postos Elevados de Observação (PEO) distribuídos ao longo do trajeto da festa.
Será que vai chover?
A previsão indica sol, calor e pouca chance de chuva, o que favorece as celebrações. A temperatura máxima deve alcançar 32 °C, com sensação térmica elevada durante a tarde.
No interior do estado, o tempo também segue quente e seco. Regiões do oeste, norte e nordeste da Bahia, como Ibotirama, Juazeiro, Curaçá e Euclides da Cunha, podem registrar temperaturas próximas de 35 °C, com sensação térmica em torno de 40 °C. Caso ocorram, as chuvas devem ser rápidas e localizadas.
Eventos alternativos
As celebrações no dia da Lavagem do Bonfim, vão muito além do cortejo religioso que leva milhares de pessoas às ruas. Em alguns espaços da Cidade Baixa e Centro Histórico, festas restritas são opções para quem deseja curtir o momento animado por atrações musicais. Quer conhecer algumas opções, clique aqui.
LEIA MAIS: Ano de 2025 é um dos mais quentes da história, diz estudo
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
