Yuri Silva diz que Bahia possui 'imagem mítica' sobre 'suposta democracia racial': 'Confunde as pessoas'
“Vários amigos que vem à Bahia falam: “Nossa, não sabia que Salvador é tão racista”, disse Yuri Silva
Secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o baiano Yuri Silva criticou o que considera uma “imagem mítica” a respeito de uma “suposta democracia racial na Bahia”. O gestor é o entrevistado desta quinta-feira (6/9) do programa Linha de Frente.
“A gente se acostumou com essa suposta democracia racial, que a gente viveria nessa suposição de Bahia diversa, colorida, alegre, que foi uma criação também. Essa imagem mítica, que confunde as pessoas sobre racismo”, avaliou.
Silva foi questionado pelo apresentador Pablo Reis sobre eventuais dados a respeito dos estados com maior incidência de casos de racismo. Ele diz que não há como parametrizar isto. “É difícil dizer quais estados mais racistas, mas o que conseguimos observar é que estados com a população negra com o tamanho da Bahia, por exemplo, que ultrapassa 80% da população, o racismo, principalmente para quem vem de fora e não conhece a realidade, salta aos olhos”, comentou.
“Vários amigos que vem à Bahia falam: 'Nossa, não sabia que Salvador é tão racista'. Talvez a gente espere de outros estados, os estados do sul, o racismo explícito, de maneira mais crua”, acrescentou.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).