Política

Candidato do MDB da Bahia em 2018 quebra acordo do partido e atua para derrotar Jerônimo Rodrigues

A função de João Santana é de garimpar, dentro do MDB, os apoiadores de ACM Neto após o rompimento da legenda com o grupo oposicionista 10 anos depois

Por João Brandão

Candidato do MDB da Bahia em 2018 quebra acordo do partido e atua para derrotar Jerônimo RodriguesRoosewelt Pinheiro/ABr

Quatro ano depois, o candidato a governador da Bahia pelo MDB em 2018, João Santana, tem trabalhado ativamente na pré-campanha do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) e, com isso, quebra um acordo do seu partido, que anunciou apoio ao postulante ao Palácio de Ondina pelo PT, Jerônimo Rodrigues. O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Junior, é o pré-candidato a vice na chapa.


Ao AratuOn, Santana detalhou a função estratégica. "Faço parte do grupo de resistência do MDB, do verdadeiro partido. Foi uma decisão horrível [de o partido apoiar o pré-candidato a governador pelo PT, Jerônimo Rodrigues]. Meu trabalho é reconhecer os emedebistas que apoiam Neto", disse.


A função de Santana, como ele adiantou, é de garimpar, dentro do MDB, os apoiadores de Neto após o rompimento da legenda com o grupo oposicionista 10 anos depois. O emedebista já viajou para Jequié, Feira de Santana, Irará e entre outras cidades, para coordenar essa função. Santana tem um escritório no mesmo prédio da sede do União Brasil, onde ACM Neto atende lideranças, planeja ações e faz deliberações.


O ex-ministro do governo Lula é da "velha guarda" do MDB baiano. Presidiu a seção baiana da Fundação Ulysses Guimarães, do extinto PMDB, além de ter sido delegado nacional e presidente do diretório estadual baiano do partido.


Ainda foi professor de Medidas Elétricas na Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia, chefe de Manutenção Geral do Complexo Hidroelétrico da Central do Funil, secretário municipal de Serviços Públicos de Salvador, superintendente do INSS na Bahia, presidente da Companhia de Habitação do Estado da Bahia (URBIS) e presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).


*Após a publicação da matéria, o ex-deputado federal Lucio Vieira Lima (MDB) informou que João Santana não faz mais parte da vice-presidência da legenda no âmbito estadual. Conforme o TSE, uma nova comissão provisória foi instalada no mês passado, sem a presença de Santana na comissão. (17h40).


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.