Trump compartilha vídeo racista sobre casal Obama; internautas reagem
Presidente Donald Trump compartilha vídeo racista do ex-presidente, Barack Obama, e a ex-primeira-dama, Michelle Obama, e internautas reagem negativamente; entenda
Por Laraelen Oliveira.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou na sua rede social Truth um vídeo racista que retratava o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama, Michelle Obama, como macacos em uma selva. O conteúdo ganhou forte repercussão nas redes e gerou diversos comentários negativos por parte dos internautas.
O casal aparece de forma rápida e repentina no final do vídeo com seus rostos sobrepostos aos corpos de macacos. O conteúdo consistia em promover as falsas alegações de que as urnas eletrônicas ajudaram a fraudar a eleição de 2020.

Enquanto as imagens aparecem, a música "The Lion Sleeps Tonight" toca ao fundo. A publicação, que remete um conteúdo racista de comparar pessoas negras a macacos, provocou uma reação negativa imediata aos internautas.
O gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, condenou o vídeo em uma publicação no Facebook, escrevendo: “Comportamento repugnante do presidente. Todos os republicanos devem denunciar isso. Agora.”
Trump ameaça Colômbia após ação militar na Venezuela
Após ordenar uma operação militar na Venezuela que resultou na captura de Nicolás Maduro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a elevar o tom. Em declaração feita a bordo do avião presidencial norte-americano, Trump afirmou que uma possível ação militar na Colômbia “soa bem” para ele. A fala foi divulgada pelo Correio Braziliense.
Donald Trump é o 45º presidente dos Estados Unidos e voltou a ocupar o centro do debate político por declarações e ações controversas nas redes sociais/Foto: Charlie Neibergall
O presidente norte-americano classificou a Colômbia como um país “muito doente” e acusou o governo do presidente Gustavo Petro de favorecer a produção e o tráfico de cocaína com destino aos Estados Unidos. Em tom ameaçador, Trump afirmou que essa situação “não vai continuar por muito tempo”. Na mesma entrevista, também criticou o México, dizendo que o país “precisa se organizar”.
Trump recebe prêmio da Fifa
Apesar das declarações polêmicas, Donald Trump foi agraciado com o “Prêmio da Paz — Futebol une o mundo”, durante a cerimônia do sorteio da Copa do Mundo, realizada em Washington, nos Estados Unidos. A premiação, criada neste ano pela Fifa, será concedida anualmente a personalidades que, segundo a entidade, tenham adotado “medidas excepcionais e extraordinárias pela paz, unindo pessoas ao redor do mundo”.
Vale destacar que a criação do prêmio foi sugerida pelo próprio Trump à Fifa, após uma intensa campanha para ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz, indicação que não se concretizou.
Brasileiros temem intervenção dos EUA no Brasil
Uma pesquisa do instituto Genial/Quaest revela que 58% dos brasileiros temem que os Estados Unidos possam realizar no Brasil uma ação semelhante à intervenção feita na Venezuela.
O levantamento analisou a percepção da população sobre a atuação dos EUA na Venezuela e a resposta do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante da crise. Para 66% dos entrevistados, o Brasil deve adotar uma postura neutra no conflito entre Washington e Caracas. Já 18% defendem apoio aos Estados Unidos, enquanto 10% acreditam que o país deveria se posicionar contra a ação norte-americana.
Sobre a postura do presidente Lula, 51% consideraram sua atuação inadequada, enquanto 37% avaliaram como correta. Outros 12% não souberam ou preferiram não responder.
Leia também: Lula anuncia investimento de R$ 345,3 milhões na saúde da Bahia
Leia também: Líder da oposição vê tentativa de silenciamento em crítica a Edson Gomes
Leia também: Jerônimo prestigia posse da nova mesa diretora do TJBA para 2026/2028
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).