Sucessão estadual: com apoio de Lula, diferença de Jerônimo Rodrigues para ACM Neto é de 8%, aponta pesquisa
Já no cenário sem apoios, a vantagem de Neto é ampla contra todos os rivais. Neste contexto, inclusive, Roma e Jerônimo empatam tecnicamente.
A primeira pesquisa com o nome de Jerônimo Rodrigues (PT) como pré-candidato ao Governo da Bahia verificou que o nome do petista tem 8% de diferença para o principal rival ACM Neto (UB) se estes forem vinculados a apoiadores nacionais.
É o que aponta levantamento realizado pelo Instituto Opnus, encomendado pela Rádio Salvador FM, divulgado nesta segunda-feira (21/3). Com o apoio de Ciro Gomes (PDT), Neto chega a 41% das intenções de voto, enquanto, com as chancelas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Rui Costa (PT), o secretário de Educação reúne 33% das menções dos entrevistados.
Com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), aparece com 14%. Kleber Rosa (PSOL), apoiado por Guilherme Boulos (PSOL), é citado por 1%. Brancos e nulos somam 4%, e não sabe/não respondeu 7%.
Já no cenário sem apoios, a vantagem de Neto é ampla contra todos os rivais. Neste contexto, inclusive, Roma e Jerônimo empatam tecnicamente. Desta maneira, a configuração fica da seguinte forma: ACM Neto (65%), João Roma (8%), Jerônimo Rodrigues (6%), Kleber Rosa (1%), brancos e nulos (6%), não sabem/não souberam responder (14%).
Já no cenário espontâneo, em que nenhum candidato é citado pelos pesquisadores, 46% declararam que não sabem em quem votar para governador. Dentre os pré-candidatos, ACM Neto aparece em primeiro lugar, com 29% das intenções de voto. Em segundo lugar, o governador Rui Costa, que não pode se candidatar a uma nova reeleição, com 9%. João Roma tem 4%. Jaques Wagner, que já declarou que não será candidato, possui 3% e Jerônimo Rodrigues tem 2%. Outros candidatos somam 3%, brancos ou nulos são 4%.
O instituto também mensurou a rejeição de cada pré-candidato. Dentre os quatros candidatos apresentados na pesquisa, o mais rejeitado pelos entrevistados é Kleber Rosa, com 34%, seguido por João Roma, com 33%. Jerônimo Rodrigues tem 28% de rejeição, enquanto ACM Neto possui 20%.
A pesquisa ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 16 e 18 de março. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superio Eleitoral sob o número BA-097/2022.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.