STF tem maioria para condenar Zambelli a 10 anos por invasão ao CNJ
Com três votos, a Primeira Turma tem maioria pela condenação e faltam dois votos, dos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia
Por Da Redação.
Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votaram para condenar a deputada Carla Zambelli a 10 anos de reclusão, em regime fechado, além da perda do mandato parlamentar, a ser confirmado pela Câmara dos Deputados. Com três votos, a Primeira Turma tem maioria pela condenação e faltam dois votos, dos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia.
Relator do caso em que a parlamentar e o hacker Walter Delgatti são réus pela invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por falsidade ideológica, Moraes foi o primeiro a votar em sessão virtual da Corte que começou nesta sexta (9/5) e vai até dia 16 de maio, se não houver pedido de vista ou destaque. Dino votou com o relator e, por volta de 18h20 desta sexta (9/5), Zanin também acompanhou Moraes.
Em seu voto, que tem a maioria, Moraes também imputou a pena de 8 anos e três de reclusão a Delgatti. Os dois réus na ação penal, ainda segundo Moraes, devem ser condenados a pagar o valor mínimo indenizatório a título de danos materiais e morais coletivos de R$ 2 milhões.
Em maio de 2024, os cinco ministros da Primeira Turma os tornaram réus. Agora, Moraes, Dino e Zanin votam pela pena de 10 anos. Faltam ainda os votos de Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).