SBT News De Fato: veja aqui como mandar sua denúncia para saber se é verdadeira ou falsa; Grupo Aratu participa
A Aratu disponibilizará dois canais de comunicação para recepção de denúncias de possíveis notícias falsas: o WhasApp, de número (71) 99998-3240 e o email: defato@aratuonline.com.br.
Com intuito de contribuir com o processo democrático e o acesso às informações verdadeiras durante o processo eleitoral, o Grupo Aratu fará parte do projeto SBT News De Fato, serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT.
No primeiro momento, a ferramenta atuará no combate à desinformação durante o período das eleições gerais deste ano. A Aratu disponibilizará dois canais de comunicação para recepção de denúncias de possíveis notícias falsas: o WhatsApp, de número (71) 99998-3240 e o email: defato@aratuonline.com.br. Os casos serão analisados pela equipe de jornalismo do site.
Para o coordenador do Aratu On, Diorgenes Xavier, o intuito do grupo é reforçar o papel do jornalismo de informar o público com critério e responsabilidade, sobretudo num panorama de tensionamento político no país.
"Em uma eleição tão polarizada e marcada por notícias falsas, intencionalmente criadas para confundir e enganar as pessoas e induzir os seus votos, iniciativas como essa são fundamentais por vários motivos, mas destacaria dois - a construção coletiva de eleições limpas e transparentes e a lembrança do principal papel do jornalismo: o de informar à sociedade", analisa. "Sem isso, a nossa atividade perde a sua razão de ser", acrescenta.
Além da Aratu, o projeto terá jornalistas dos seguintes locais: SBT SP, SBT Rio, SBT Pará, SBT RS, SBT DF, SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), TV Allamanda (RO), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). O serviço de checagem do SBT está presente em 11 estados e, segundo a emissora, em breve novos parceiros serão anunciados.
A iniciativa é parte de uma ação do Programa Núcleos de Checagem Eleitoral, liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, com apoio da Google News Initiative. O programa inclui 40 horas de treinamento e 72 horas de mentoria, além de bolsas aos jornalistas participantes durante todo o programa.
O projeto incentiva a criação de núcleos de verificação e checagem em redações com vistas ao enfrentamento da desinformação no âmbito das eleições estaduais de 2022 liderada pela Abraji com apoio do Projeto Comprova.
O diferencial do SBT News De Fato é que, além do conteúdo de checagem e verificação, será disponibilizado material de educação midiática, - para orientar o público sobre os cuidados que devem ser tomados ao acessar uma informação e, principalmente, compartilhar em suas redes -.
Dentro da vertical SBT News De Fato, também será publicado o conteúdo do Projeto Comprova, grupo formado por 43 redações que atuam para o combate a desinformação.
O SBT é um dos cocriadores da coalizão, que tem O Povo (CE), AFP (RJ), Band (SP), BandNews TV (SP), Correio do Povo (RS), Folha de S. Paulo (SP), Sistema Jornal do Commercio (PE), GZH (RS), Metro (SP), Nexo (SP), NSC Comunicação (SC), Estadão (SP), Poder 360 (DF), Rádio Bandeirantes (SP), Radio BandNews FM (SP), piauí (RJ), UOL (SP), Correio (BA), A Gazeta (ES), Diário do Nordeste (CE), Correio do Estado (MS), O Popular (GO), Gazeta do Sul (RS), Estado de Minas (MG), Correio de Carajás (PA), Alma Preta (SP), Grupo Sinos (RS), Correio Braziliense (DF), Crusoé (SP), oliberal.com (PA), Tribuna do Norte (RN), Metrópoles (DF), O Dia (RJ), imirante.com (MA), Plural Curitiba (PR), CBN Cuiabá (MT), Portal Norte de Notícias (AM), CNN Brasil (SP), SBT News (SP), Nova Brasil FM (SP), Yahoo (SP) e Veja (SP). O Comprova também conta com parceria com a Abraji, Google News Initiative e Meta.
Os assuntos verificados e investigados pelo SBT News De Fato terão 5 selos para classificar os conteúdos. São eles:
VERDADEIRO - Fato verdadeiro, comprovado, evento confirmado, localização confirmada. É um conteúdo original que não foi alterado ou editado.
FALSO - Conteúdo ou informação inventada, que foi alterada, sofreu edições para mudar seu significado original e divulgado para espalhar uma falsidade ou mentira.
ENGANOSO - Conteúdo que foi tirado do contexto original e foi usado para mudar seu significado ou narrativa original. Informação que induz a uma interpretação diferente da intenção do autor. Conteúdo criado para confundir que pode ter intenção ou não de gerar danos.
SÁTIRA - Memes, paródias, piadas e imitações com objetivo de fazer humor. O conteúdo é verificado quando pessoas utilizam como informações verdadeiras.
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