Relatório final da CPI deverá indiciar até 30 pessoas, incluindo Jair Bolsonaro
De acordo com o senador, nem seria preciso instalar uma CPI para responsabilizar Bolsonaro pelas ações durante a pandemia de Covid-19 no Brasil
O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que os trabalhos do colegiado deverão ser encerrados entre os dias 20 e 25 de setembro. Ainda segundo ele, o relatório final deverá indiciar até 30 pessoas, incluindo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
"Diria que teremos de 25 a 30 nomes de indiciados. Não vejo como o presidente da República pode escapar de indiciamento. Ele já responde a inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) por prevaricação, tem um conjunto de outros crimes, não tem como não constar o nome do presidente da República", afirmou durante entrevista ao UOL.
Ainda segundo Randolfe, Bolsonaro ultrapassou tanto os limites que nem seria preciso instalar uma CPI para responsabilizá-lo por diversos crimes cometidos durante a pandemia de Covid-19.
“Bastava mostrar os vídeos dele oferecendo cloroquina, desdenhando da vacina, convocando os brasileiros a se jogarem ao vírus. Olhando o tipo penal de epidemia e charlatanismo, nem precisava de CPI", destacou.
De acordo com o UOL, Randolfe e o resto da comissão já estão planejando caminhos alternativos para o relatório final da CPI devido à fama de "engavetador" de denúncias contra Bolsonaro do procurador-geral da República, Augusto Aras. "Vamos trabalhar para que o que foi apurado não fique somente como um longo texto", falou.
A comissão planeja "estratégias jurídicas alternativas", como ação penal subsidiária da pública, caso "haja desídia" por parte de Aras. "Não aceitaremos ficar nas mãos somente do PGR", completou Randolfe Rodrigues.
LEIA MAIS: Ney Matogrosso publica nude sem querer e imagem fica 10 minutos no ar; "não só o mato que é grosso"
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.