Primeiro turno termina com 67 crimes eleitorais registrados na Bahia
Destes crimes, 63 foram registrados em municípios do interior baiano e quatro na Região Metropolitana de Salvador. Na capital baiana, não houveram registros formais de crime eleitoral
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) registrou 77 crimes eleitorais durante o primeiro turno das Eleições 2022 na Bahia neste domingo (2/10). Cidades do interior baiano acumulam maior parcela dos delitos.
Das 7h às 19h, as estatísticas policiais do estado registraram 32 ocorrências relacionadas à boca de urna, 14 crimes em que houve a violação da lei que proíbe a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos, sete por promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais e três crimes por recusar ordens ou instruções da Justiça Eleitoral ou opor embaraços à sua execução.
Outros 11 crimes de diferentes tipificações penais, a exemplo de dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber para si ou para outra pessoa dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita, também foram registrados.
Destes crimes, 63 foram registrados em municípios do interior baiano e quatro na Região Metropolitana de Salvador. Na capital baiana, não houve registros formais de crime eleitoral.
FLAGRAS
Mesmo sem denúncias em Salvador, a reportagem do Aratu On flagrou crimes eleitorais que foram cometidos na capital baiana, como a distribuição de "santinhos" em colégios eleitorais.
A distribuição de folhetos com números de candidatos é proibida nos dias de eleição, mas nem por isso a prática deixa de acontecer. Além de pessoas distribuindo, é comum vermos, logo pela manhã, incontáveis papéis nas ruas. A prática é associada ao crime da boca de urna e a pena é a mesma. É considerado também como propaganda eleitoral irregular.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!