Presidente da Câmara dos Deputados diz que CPI da Covid "não vai trazer efeito algum"
O deputado federal também disse que a condução do governo federal durante a pandemia não é motivo para instaurar um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (22/6) que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 não terá “efeito algum”. O deputado federal também disse que a condução do governo federal durante a pandemia não é motivo para instaurar um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mesmo com as mais de 500 mil mortes no Brasil.
“Neste momento, a CPI é um erro. A guerra está no meio. Como é que você vai apurar crime de guerra no meio da guerra? Como vai dizer qual é o certo?”, disse Lira em entrevista ao jornal O Globo, publicada hoje. “A CPI polarizou politicamente e não vai trazer efeito algum, a não ser que pegue alguma coisa.”
Apesar das denúncias feitas na comissão de atraso na compra de imunizantes, Lira defende que não houve atraso na compra de vacinas da Pfizer. “Participei das conversas com a Pfizer, numa reunião em fevereiro com o Rodrigo Pacheco, o (Paulo) Guedes, o general (Luiz Eduardo) Ramos e o presidente Bolsonaro. Naquela época, não tinha autorização da Anvisa e achavam que o contrato era leonino. O que dissemos? Se tem dinheiro, se tem empenho, se o mundo todo está assinando esse contrato... Então, faça” contou.
Segundo ele, mesmo que o governo tivesse adquirido os imunizantes antes, a quantidade de doses não era o suficiente. “ Ajudaria muita gente. Mas resolveria o problema da pandemia?”, questionou o presidente da Câmara.
O presidente da Câmara disse também que um impeachment precisa de circunstâncias específicas. “Falta um conjunto de coisas. Enquanto a economia tiver em crescimento… Veja bem, não estou faltando com respeito a nenhuma vítima. 499 mil [mortos], 501 mil, são todas significativas como uma vida. Pelo amor de Deus! O que estou dizendo é que o impeachment não é feito só disso.”
Lira também afirmou que, no momento, Bolsonaro tem votos na Câmara para segurar processos abertos contra ele. Segundo o congressista, pautar o impeachment agora seria um teste com “122 votos que querem contra 347 que não querem”.
LEIA MAIS: Todo serial killer é louco? O Aratu On explica que não é bem assim; assista
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.