Presidenciável? Além do PSDB, nome de Ciro Gomes atrai legendas da direita
Lançado como candidato ao governo do Ceará, quadro passa a ser estudado para o Planalto: Além do PSDB, nome de Ciro Gomes atrai legendas da direita
Por João Tramm.
Além do PSDB, nome de Ciro Gomes atrai legendas da direita para uma possível candidatura para presidência da República nas eleições de outubro. O ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado, procurou o ex-ministro Ciro Gomes no início de abril, pouco depois de ser anunciado como pré-candidato do PSD à Presidência da República.
A informação foi divulgada pelo colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles. O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes se filiou ao PSDB em 2025, com o intuito de concorrer ao governo do Ceará. Agora, o quadro passa a ser cortejado para um projeto nacional.
Ciro Gomes governou o Ceará entre 1991 e 1994, quando também era filiado ao PSDB.

Além do PSDB, nome de Ciro Gomes atrai legendas da direita
De acordo com a publicação, a intenção de Caiado era compreender se Ciro tem planos de concorrer ao Palácio do Planalto em 2026. Durante a conversa, o ex-ministro teria indicado que, neste momento, está voltado para um projeto político no Ceará, com foco na eleição para o governo estadual.
Caiado confirmou que houve o contato e ressaltou que tomou a iniciativa antes mesmo de o PSDB intensificar as articulações em torno de uma possível candidatura de Ciro à Presidência — movimento que se tornou público apenas dias depois.
O político disputou quatro eleições para Presidência da República, em 1998, 2002, 2018 e 2022. Foi governador do Ceará, prefeito de Fortaleza, ministro da Fazenda (FHC), da Integração Nacional (Governo Lula I) e secretário de Saúde no Ceará.
Vale lembrar que Ciro também tem polêmicas em sua trajetória, em 2023, durante um show do sambista Dudu Nobre, Ciro deu um tapa no rosto de um homem após ser chamado de bandido.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).