PoderData: Lula venceria qualquer outro candidato no segundo turno; rejeição a Bolsonaro aumenta
Se o segundo turno fosse agora, a pesquisa revela que Lula ganharia por 55% contra 32% de Bolsonaro
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os seus prováveis adversários em uma disputa de 2º turno se as eleições fossem hoje, de acordo com uma pesquisa do PoderData divulgada na noite de quarta-feira (7/7). Os números mostram que o petista é o menos rejeitado entre os pré-candidatos à Presidência da República: apenas 36% dos eleitores dizem que não votariam nele de jeito nenhum, uma queda de 12 pontos percentuais em comparação com o levantamento anterior.
Por outro lado, a rejeição ao atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), tem aumentado e alcançou 56%. O levantamento diz que, caso as eleições presidenciais de 2022 acontecem agora, o primeiro turno seria: Lula com 43%, Bolsonaro com 29%, Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) empatados com 6% Luis Henrique Mandetta (DEM) com 3%
A pesquisa foi realizada no período de 5 a 7 de julho de 2021, sendo .500 entrevistas em 421 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
LULA X BOLSONARO
Se o segundo turno fosse agora, a pesquisa revela que Lula ganharia por 55% contra 32% de Bolsonaro. Analisando os dados anteriores, essa diferença de 23 pontos, é a maior desde março de 2021, quando o PoderData começou a acompanhar o cenário.
LULA X DÓRIA
No cenário contra o atual governador de São Paulo, o petista teria 51% dos votos, contra 17% do tucano. A vantagem do ex-presidente é de 34 pontos percentuais.
LULA X CIRO
Já em um 2º turno com Ciro Gomes, Lula venceria com 48% contra 15% de Ciro. O petista tem 33 pontos de vantagem sobre o político do PDT. No último levantamento, a diferença era de 20 pontos.
BOLSONARO X DÓRIA
Em um eventual 2º turno com Dória e Bolsonaro, o tucano tem 44% contra 39% do atual presidente. No levantamento anterior, os 2 estavam tecnicamente empatados, com 39%.
CIRO X BOLSONARO
Se a disputa fosse entre o atual presidente e Ciro, o pedetista quem venceria. Ele teria 45%, contra 40% de Bolsonaro. Na última rodada, Ciro marcava 44% contra 36% do chefe do Executivo.
REJEIÇÃO
O levantamento aponta que, além da rejeição a Jair Bolsonaro, o número de pessoas que não votariam de jeito nenhum em João Doria e em Ciro Gomes também cresceu, indo a 56% e 52%, respectivamente. Manteve-se estável, no entanto, a curva de eleitores mais fiéis –que declaram que algum dos candidatos é o único em que poderiam votar.
Bolsonaro segue com o apoio firme de 32% da população, sem variações expressivas ao longo de toda a série. Lula é a escolha definitiva de 35% da população, um pouco menor que sua rejeição, de 56%. Dória tem apoio de 10%.
No caso de ciro, que tem apoio de 12%, foi o candidato em que mais pessoas responderam "poderia votar". O pdtista alcançou 32%, seguido de 29% de Dória, 22% de Lula e 10% de Bolsonaro.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.