Penduricalhos: deputada defende que Lula garanta direitos dos servidores
Deputada pede veto parcial, apenas dos penduricalhos: Alice Portugal defende que Lula garanta diretos dos servidores
Por João Tramm.
A declaração foi feita nesta sexta-feira (6), durante a visita de Lula a Salvador, onde o presidente cumpre agenda voltada à área da saúde, com entregas de ambulâncias e anúncios no Hospital Irmã Dulce.
Na visão da parlamentar governista, deve-se preservar os direitos adquiridos pelos servidores, barrando apenas os chamados “penduricalhos”.

“Que o presidente vete os penduricalhos, mas não retire direitos de quem está na linha de frente do serviço público, nos balcões do INSS, nos laboratórios das universidades, entre os técnicos administrativos, especialmente daqueles que recebem os menores salários”, afirmou a parlamentar.
Na última terça-feira (3), o Congresso Nacional aprovou projetos que reajustam os salários dos servidores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. As propostas seguem agora para sanção presidencial.
Pouco depois, na quinta-feira (5), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou que os Três Poderes revisem e suspendam benefícios considerados irregulares no serviço público — os chamados “penduricalhos” — por não possuírem respaldo legal específico.

Queda de popularidade de Lula
A comunista ainda reconheceu que Lula enfrenta uma queda de popularidade, inclusive na Bahia, um de seus redutos eleitorais. Nas vésperas das eleições, Alice Portugal atribuiu o cenário à necessidade de ampliar o diálogo com a população e com as lideranças locais.
“Ele tem melhorado bastante nos últimos períodos, mas é claro que precisamos conversar mais, ter mais acesso e fortalecer o diálogo direto com as lideranças na ponta”, avaliou.
LEIA MAIS: ‘Nós conseguimos eleger ele’, diz Caetano sobre Coronel
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).