Pai de jovem morto no IAPI diz que policiais ameaçaram filho mais novo: 'Será o próximo'
Ao comentar o caso, o governador Jerônimo Rodrigues disse que a Ouvidoria da PM vai investigar o caso e que os últimos confrontos na cidade são uma resposta de grupos criminosos contra a polícia
Segundo declaração do pai de Alex à equipe do Aratu On, policiais que estavam na manifestação disseram que o adolescente seria o próximo a morrer.
Durante outra manifestação, na tarde desta quarta, um ônibus foi incendiado no final de linha do bairro IAPI. É o oitavo coletivo queimado este ano.
JERÔNIMO RODRIGUES COMENTA O CASO
No lançamento de editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB Bahia), nesta quarta-feira (16/10), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) repercutiu o caso de Alex Silton Serra de Oliveira, morto por policiais militares no bairro do IAPI, em Salvador, na segunda última (14/10).
Em coletiva de imprensa, Jerônimo disse que, caso tenha havido excesso da Polícia Militar (PM), a ouvidoria da instituição irá investigar. "Primeiro, meus sentimentos. Quando a ouvidoria da Polícia receber qualquer denúncia, é tratado com muita seriedade. Então, se houve, a Polícia com certeza deve estar tratando, e eu acompanho isso de perto", comentou.
Mas, para o governador, os últimos confrontos envolvendo a PM na cidade são uma resposta de grupos criminosos contra a polícia, que aumentou o número operações que buscam extinguir facções no estado.
"A queima de ônibus, a troca de tiros com a polícia, é por conta de uma reação, não é uma ação da polícia. Estamos atentos a isso, estamos fazendo operações diárias a isso, inclusive com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com a Polícia Federal (PF), as forças estão integradas em busca da resolução de crimes aqui, no estado da Bahia", apontou o gestor estadual.
Confira o vídeo:
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) repercutiu o caso de Alex Silton Serra de Oliveira, morto por policiais militares no bairro do IAPI, em Salvador. Assista: pic.twitter.com/Ks1HYyxkxq
— Aratu On (@aratuonline) October 16, 2024
MORTE DE ALEX
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Salvador) relatou, em nota, a ocorrência da morte de Alex por intervenção de agente de segurança pública, atingido por disparos de arma de fogo no bairro do IAPI.
A Polícia Civil acrescentou que, segundo registros da Polícia Militar, "um grupo de homens reagiu a tiros a uma abordagem e, durante a ação, o suspeito foi baleado, socorrido e encaminhado ao Hospital Geral Ernesto Simões Filho, onde foi constatado o óbito".
ÔNIBUS APEDREJADO
Na noite de terça-feira (15), um ônibus foi alvo de vandalismo na Avenida San Martin, em Salvador. O coletivo da frota de transporte urbano da capital baiana fazia a linha 1403 (Cajazeiras XI/Ribeira).
O veículo foi apedrejado por um grupo de pessoas, que interditou a via durante uma manifestação. O ônibus teve o para-brisa e janelas quebradas com pedradas e pauladas.
+ Grupo tenta incendiar ônibus após morte de jovem em ação policial, na Av. San Martin
A ação dos manifestantes ocorreu após a morte de Alex, morador da região. O grupo relacionou a ocorrência com uma operação da Polícia Militar que aconteceu no local e, durante o protesto, pediu Justiça pela morte da vítima.
Segundo informações da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), o coletivo foi recolhido para a garagem e passará por vistoria para identificar os danos e realizar os serviços de manutenção necessários. Contudo, o atendimento do serviço de transportes segue normalmente na região.
Com informação do repórter Matheus Caldas
LEIA MAIS: Corpos de 8 homens são encontrados hoje (16) em Salvador e RMS
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).