Margareth Menezes integra equipe de transição do governo Lula; veja outros baianos
Cantora atuará no grupo da Cultura, segundo anunciou o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin
A cantora baiana Margareth Menezes é a mais nova integrante da equipe de transição do governo do presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva (PT). Ela atuará no grupo da Cultura, conforme anunciado pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), Coordenador-geral do Gabinete de Transição, nessa segunda-feira (14/11).
"Como artista, baiana, nordestina e pessoa que trabalha nesse contexto cultural há mais de 30 anos, sei da importância de se ter uma visão de pluralidade da cultura brasileira, que é tão ampla e maravilhosa; [...] é preciso pensar em um panorama com toda a diversidade cultural e artística que o Brasil tem", afirmou Margareth.
Além da cantora, vão integrar o GT de Cultura nomes como o do também baiano Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura nos governos Lula e Dilma Rousseff, Áurea Carolina, deputada federal (PSOL-MG), Márcio Tavares, secretário nacional de cultura do PT, Antônio Marinho, músico e poeta de Pernambuco, e a atriz Lucélia Santos.
MARGARETH MENEZES
Cantora, compositora, atriz e empresária, Margareth Menezes soma 35 anos de carreira artística, é fundadora do movimento Afropop Brasileiro, embaixadora do Folclore e da Cultura Popular do Brasil pela IOV/UNESCO e umas das personalidades negras mais influentes do mundo reconhecidas pela Mipad 100, da ONU, em 2021. Além da carreira artística, preside há 18 anos a Associação Fábrica Cultural, organização social que atua nos eixos de Cultura, Educação e Sustentabilidade.
BAIANOS NA TRANSIÇÃO
Além de Margareth Menezes e Juca Ferreira, outros baianos fazem parte do grupo de transição do governo. No último sábado, foi anunciado o nome do jornalista, pesquisador de políticas de direitos humanos e ativista do movimento negro baiano Yuri Silva, também colunista do Aratu On. Nascido em Salvador, ele integra o GT de Igualdade Racial, ao lado de Douglas Belchior, Preta Ferreira, Thiago Tobias, Ieda Leal, Givânia Silva e os ex-ministros da Igualdade Racial dos governos Lula e Dilma, Martvs das Chagas e Nilma Lino Gomes.
Foto: divulgação
No GT da Infraestrutura está o engenheiro mecânico Marcus Cavalcanti, atual secretário de Infraestrutura do governo da Bahia. Ele vai compor, simultaneamente, as equipes de transição dos governos federal e estadual. Aos 62 anos, ele também já foi superintendente de transportes entre os anos de 2011 e 2012, e coordenador da UCP/PREMAR do Banco Mundial, entre 2007 e 2008.
Já no GT da Educação está Paulo Gabriel Nacif, natural de Coaraci, no sul do estado. Engenheiro agrônomo com mestrado e doutorado em Solos pela Universidade Federal de Viçosa (MG), ele já foi secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação entre os anos de 2015 e 2016, além de diretor de Meio Ambiente da Prefeitura do Município de Itabuna, entre 1993 e 1995.
Nacif também já foi reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) entre os anos de 2006 e 2015, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ao longo dos anos, desenvolveu estudos nas áreas de "Inclusão e Diversidade na Educação" e Meio Ambiente.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!