Lula vê com preocupação o Senado e diz preferir um senador a cinco governadores
O cenário preocupa o presidente Lula, já que bolsonaristas enxergam na eleição uma oportunidade para avançar
Por Da Redação.
O Palácio do Planalto avalia que, além da eleição presidencial, a disputa mais estratégica de 2026 será pelo Senado, onde estarão em jogo dois terços das cadeiras. O cenário preocupa o presidente Lula (PT), já que bolsonaristas enxergam na eleição uma oportunidade para avançar pautas como o impeachment de ministros do STF.
Aliados do petista afirmam que ele tem repetido uma frase emblemática: “Troco cinco governadores por um senador”. O receio é que a oposição conquiste metade das 54 vagas em disputa, garantindo maioria na Casa. Como a maioria dessas cadeiras hoje pertence a aliados do governo, o risco de perdas acende um alerta na base governista.
Caso a oposição saia vitoriosa, governistas temem que os bolsonaristas transformem a eleição em um plebiscito sobre temas como drogas, aborto e o próprio STF.
Enquanto bolsonaristas já organizam seus candidatos ao Senado, incluindo nomes como Michelle, Eduardo e Flávio Bolsonaro, o governo Lula ainda enfrenta dificuldades para lançar concorrentes competitivos. Em estados estratégicos como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, ainda não há nomes fortes definidos. O presidente já sondou ao menos um ministro para que aceite concorrer ao Senado, mesmo que isso signifique abrir mão de projetos políticos maiores.
LEIA MAIS: Concurso elege rainha de bloco carnavalesco que inclui pessoas com deficiência
Siga a gente no Insta , Facebook e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).