Em coletiva, Lula pede desculpas por não criar ‘Ministério do Namoro’ e atrapalhar jornalistas no Dia dos Namorados
Ao lado da presidente da União Europeia, Lula iniciou o discurso se desculpando com os presentes por atrapalhar o almoço do Dia dos Namorados
Apesar de não ser um feriado, parece que o Dia dos Namorados não passou despercebido pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em pleno 12 de junho, o atual mandatário recebeu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e antes de iniciar a coletiva de imprensa, Lula se desculpou com os presentes por “atrapalhar” o almoço comemorativo e por não ter criado o Ministério do Namoro - uma brincadeira feita no período de campanha eleitoral.
No vídeo, publicado em seu Instagram, vemos o brasileiro, ao lado da diplomata belga, iniciando o discurso em tom de irreverência. “Eu queria começar esse momento com a imprensa para pedir desculpas a vocês. Porque hoje é Dia dos Namorados e muitos de vocês marcaram um almoço com o namorado, ou com a namorada, e eu consegui impedir isso, porque eu também não almocei e nem a presidenta (Ursula) almoçou”, iniciou Lula.
Sem perder a piada, o marido de Janja foi além e brincou: “Eu fiquei de criar o Ministério dos Namorados, não criei, e nem criei condições de namorar no almoço. Fica para a próxima vez ou à noite. O dia não acabou!”.
Ver essa foto no Instagram
Reunião
O encontro do Brasil com a União Europeia aconteceu no Palácio do Planalto e teve como temas: meio ambiente, direitos humanos e o acordo Mercosul-União Europeia. Durante a reunião, foi anunciado que o bloco europeu irá doar cerca de R$ 100 milhões para o Fundo Amazônia. Lula também criticou o acordo entre os blocos, especificamente, o dispositivo que prevê sanções em caso de descumprimentos de obrigações dos países signatários.
Este acordo é costurado desde 1999, foi firmado em 2019 e atualmente está em fase de revisão e, posteriormente, de assinatura, algo que pode acontecer ainda este ano.