Lula afirma que Bolsonaro reconhece erros e associa anistia à culpa
A declaração foi feita durante uma conversa com jornalistas no Vietnã, última etapa da viagem oficial de Lula à Ásia
Por Da Redação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (29) que Jair Bolsonaro (PL) “sabe que fez as bobagens que está sendo acusado” em referência às acusações de envolvimento em um esquema golpista em 2022. A declaração foi feita durante uma conversa com jornalistas no Vietnã, última etapa da viagem oficial de Lula à Ásia, antes de seu retorno ao Brasil no domingo (30).
Lula também comentou o projeto de anistia que está sendo discutido, dizendo que esse não é um tema prioritário “para ninguém, a não ser para quem está se culpabilizando”. O presidente afirmou que, ao invés de pedir anistia, Bolsonaro deveria estar se defendendo, apresentando provas de sua inocência.
“É impressionante que os advogados do cidadão que está pedindo anistia não digam para ele que a primeira etapa é provar a inocência. Se ele for absolvido, não há necessidade de anistia. Mas já estão tratando como se ele fosse culpado”, declarou.
O presidente ainda ressaltou que Bolsonaro, “no subconsciente”, sabe que cometeu erros e que ele deveria estar se defendendo ao invés de se vitimizar e ofender os outros.
Lula também afirmou que não discutiu a questão da anistia com os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil–AP), que o acompanham na viagem.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).