Jerônimo sanciona criação da política de transição energética
Nova lei sancionada por Jerônimo estimula cadeia de agroenergia, hidrogênio verde e inovação
Por Da Redação.
O governo da Bahia sancionou a primeira Política e Programa de Transição Energética do Estado (Protener), que tem como objetivo incentivar uma matriz energética baseada em fontes renováveis e promover modelos sustentáveis de desenvolvimento econômico e social.
A lei foi publicada nesta sexta-feira, 25, no Diário Oficial do Estado. Entre as diretrizes estão a implantação de cadeias produtivas de agroenergia, hidrogênio de baixa emissão de carbono e biocombustíveis renováveis sintéticos. A legislação também prevê o estímulo à pesquisa, inovação tecnológica e modelos de governança com participação da sociedade civil.
+ Jerônimo propõe reajuste de 13,63% para profissionais de saúde da Bahia
+ Jerônimo propõe reajuste salarial a agentes da segurança pública
Durante o lançamento da política, na quinta-feira, 24, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou da cerimônia ao lado do secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins. Ele reforçou o compromisso do governo com a sustentabilidade energética.
“A Política de Transição Energética chega para fortalecer, ainda mais, o protagonismo da Bahia na agenda climática, ambiental e de liderança na geração de energias renováveis no país. Agora, nosso foco é garantir a efetiva aplicação desta política, pavimentando o caminho para um futuro energético mais sustentável, com inclusão social, inovação tecnológica e a redução das emissões de gases de efeito estufa”, afirmou o secretário.
+ Jerônimo Rodrigues acumula 16 pedidos de empréstimo na AL-BA
A Bahia se destaca nacionalmente no setor. Em 2024, o estado alcançou a marca de 10 GW (gigawatts) de potência outorgada, tornando-se um dos maiores produtores de energia renovável do Brasil. Outro marco é a elaboração do primeiro Atlas do Hidrogênio Verde (H₂V) do mundo, iniciativa que amplia as perspectivas para o desenvolvimento socioambiental e projetos voltados à sustentabilidade.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).