COP Nordeste: Jerônimo ressalta potencial da Bahia em energia renovável

Governadores do Nordeste se reúnem em Fortaleza para COP Nordeste, encontro preparatório para a COP30; durante o evento, Jerônimo Rodrigues ressalta potencial da Bahia em energia renovável

Por João Tramm.

O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou o potencial da Bahia em energia renovável durante sua participação na COP Nordeste, realizada nesta quarta-feira (17), em Fortaleza. O encontro que reuniu os chefes do Executivo da região como preparação para a COP30, marcada para novembro no Pará. 

O evento, promovido pelo Consórcio Nordeste, discutiu os desafios da transição energética e a necessidade de uma pauta comum para os estados nordestinos na agenda ambiental.

Jerônimo ressalta potencial da Bahia em energia renovável durante COP Nordeste; Foto: Daniel Senna/GOVBA

Potencial da Bahia em energia renovável

Atualmente, a Bahia possui uma matriz elétrica composta em 98% por fontes renováveis e concentra o maior número de parques eólicos e solares do país, com mais de 1,2 mil empreendimentos em 70 municípios. O Estado também lançou recentemente o Plano Estadual do Hidrogênio Verde e o Protener, considerado a primeira política estadual de transição energética do Brasil.

“Estamos apresentando nossas experiências e unindo esforços, nos preparando para as discussões da COP30. Uma união em defesa da transição energética, do meio ambiente e da pauta da Caatinga, que é um bioma específico dos nossos estados”, afirmou Jerônimo.

Além do governador baiano, participaram do encontro Elmano de Freitas (Ceará), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Rafael Fonteles (Piauí), Ronaldo Lessa (vice-governador de Alagoas) e Priscila Krause (vice-governadora de Pernambuco).

Durante a reunião, foram assinados dois compromissos: um acordo com a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, voltado à mitigação dos efeitos da seca e preservação dos biomas, e uma carta-compromisso chamada Plano Nordeste de Transformação Ecológica, que reúne prioridades para ampliar a economia verde, valorizar a Caatinga e fortalecer comunidades tradicionais.

Foto: Daniel Senna/GOVBA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.