Jerônimo chama de ‘especulação’ saída de Cafu para oposição
Vice-líder do governo na ALBA postou foto com Nelson Leal: Jerônimo chama de ‘especulação’ saída de Cafu para oposição
Por João Tramm.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), deu entrevista, nesta segunda-feira (17), para um grupo de rádios de Santo Antônio de Jesus. Em resposta, Jerônimo chama de ‘especulação’ saída de Cafu para oposição. O petista tratou do assunto com cautela e afirmou que o deputado, então vice-líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), não informou ao petista sobre saída do grupo.
O governador ressaltou o “apreço” que mantém pelo deputado e disse ter boa relação com prefeitos alinhados a Cafu.

Jerônimo chama de ‘especulação’ saída de Cafú para oposição
Apesar de não ter comunicado ao governo, Cafu fez uma publicação que intensificou as leituras sobre seu afastamento da base. No Instagram, posou ao lado do deputado Nelson Leal — que recentemente rompeu com o governo. Apesar disso, Jerônimo Rodrigues afirmou que não há motivo concreto para os rumores.
“Não sei por que esse tipo de rumor ou especulação. Vou tratar, sim, porque realmente até agora não tive nenhum pronunciamento oficial. Prefiro acreditar que seja especulação, mas estou disposto a ouvir o partido pra saber o que está acontecendo”, declarou.
Caso o rompimento venha a acontecer, Jerônimo fez uma comparação com o afastamento do PP da base petista.
“Eu acredito muito na política olho no olho, falando a verdade. Não deu certo? Foi assim que aconteceu com o PP. O Progressistas foi vice-governador de Rui, tinha bancada federal e estadual na nossa coligação. Não deu certo, dialogou-se e saiu”, afirmou Jerônimo.
Em foto próxima aos líderes da oposição, Cafú sinalizou apoio ao novo grupo, inclusive ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.
“Saio de cabeça erguida. Neto representa mudança, esperança e um novo caminho para a Bahia. Agora vamos rodar o estado inteiro, conversando com famílias, lideranças, prefeitos e prefeitas, sempre com respeito. A Bahia merece muito mais. Vamos seguir firmes, visitando os amigos e levando o nome daquele que, tenho certeza, será o próximo governador”, escreveu.

O ex-secretário de Educação Jerônimo Rodrigues (PT) ascendeu à posição de governador da Bahia em 2022, emergindo do anonimato perante ao público que não acompanha o noticiário político, para se tornar o chefe do Poder Executivo estadual. A vitória contra ACM Neto, com 4.019.830 votos válidos (52,79%) no segundo turno, marcou a continuidade de uma hegemonia petista que já dura quase duas décadas no estado.
Na ALBA, o governador segue tendo maioria. Ao chegar à ALBA para tomar posse em 2023, o governador Jerônimo Rodrigues foi aclamado. No ato, falou em trabalho, superação, transparência e diálogo. “Darei o meu melhor em favor da Bahia”, disse Jerônimo ao destacar que “hoje é o dia de celebrar a esperança no Brasil”.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).