Jerônimo anuncia projeto de pagamento a catadores na Bahia
Declaração foi feita em evento de entrega de galpão de triagem de resíduos sólidos, em Salvador
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou neste domingo (15) que a gestão está elaborando uma lei para assegurar pagamento aos serviços prestados por catadores de resíduos. A declaração foi feita durante a inauguração de um galpão de triagem no bairro de Periperi, em Salvador.
"Estamos elaborando uma lei para estabelecer um pagamento para os serviços dos catadores, que hoje só vivem do que retiram do ambiente, e, também, a cessão de outros terrenos para que todas as cooperativas de Salvador e do interior do estado possam ter esse mesmo modelo", disse o chefe do executivo estadual.
O evento marcou a entrega oficial do espaço à Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary), que reúne catadores da capital baiana. O galpão foi construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), com investimento de R$ 1,7 milhão, e a estrutura inclui áreas para separação e compactação de materiais, refeitório, sala de administração, vestiários, além de equipamentos como empilhadeiras e carrinhos.
O presidente da Cooperguary, Edmundo Góes, celebrou a conquista. "Hoje é um dia histórico na vida da cooperativa, dos catadores e de todas as famílias que são atendidas por ela. Um espaço que vai dar dignidade e mais condições de trabalho para todos. A gente era invisível antes dessas ações", disse, na ocasião.
Fotos: Matheus Landim/GOVBA
A unidade permite a separação de resíduos coletados nas ruas, residências e comércios, que são organizados para entrega a empresas de reciclagem. A Cooperguary, fundada em 2000, conta atualmente com 30 cooperados e beneficia cerca de 500 famílias em Salvador e região metropolitana.
A catadora Leidjane Regina Sousa de Santana, há seis anos na Cooperguary, destacou a emoção ao perceber a evolução do trabalho. "Faço a separação dos materiais, como garrafa pet, plástico, alumínio, ferro. É emocionante ver como evoluímos. Agora temos um ambiente de alimentação, descanso e organização. A Cooperguary me abraçou, me mostrou um outro mundo. Foi a partir daqui que consegui realizar tantos sonhos", afirmou.
Foto: Matheus Landim/GOVBA
Investimento no setor e reconhecimento dos trabalhadores
Além da entrega do galpão, a inauguração foi marcada por um café da manhã natalino e pela participação de 70 cooperativas de economia solidária de todo o estado. "Essa ação simboliza o desenvolvimento, o combate à fome, à pobreza e, acima de tudo, um cuidado com o meio ambiente", frisou Jerônimo, que prometeu também novas iniciativas para 2025, em parceria com cooperativas do estado.
Ainda no evento, a Secretaria da Administração (Saeb) realizou a entrega simbólica de novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN) para seis catadores, em continuidade à emissão de documentos para a categoria iniciada em novembro deste ano.
+ Lula recebe alta hospitalar e segue para repouso em casa
+ Banho de Bahia: startup transforma dendê utilizado por baianas de acarajé em sabonetes
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).