Política

Ivana Bastos desiste de tentar presidência da AL-BA e apoia reeleição de Adolfo Menezes

Os dois são do mesmo partido (PSD)

Por Juana Castro

Ivana Bastos desiste de tentar presidência da AL-BA e apoia reeleição de Adolfo MenezesCréditos da foto: Reprodução/Instagram

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) retirou sua candidatura à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para apoiar a reeleição de Adolfo Menezes (PSD). Ela falou nesta terça-feira (22/10) que irá disputar o cargo de primeira vice-presidência da Casa na eleição marcada para fevereiro de 2025.


"Tinha colocado meu nome à disposição, mas, sendo Adolfo candidato, eu não serei candidata e voto nele, colocando meu nome para a primeira vice-presidência. Não tem motivo para não apoiá-lo, pois ele é do meu partido e sempre foi correto e leal comigo. Tem sido um bom presidente para a Casa. Apoio ele tranquilamente e sem nenhum constrangimento", declarou Ivana ao site Bahia Notícias.


POSSIBILIDADE DE REELEIÇÃO GEROU POLÊMICA


Conforme apurado pela Coluna Em Off, do programa Linha de Frente, da rádio Antena1 (100.1 FM), o atual presidente da Casa, Adolfo Menezes trabalha ativamente para garantir sua reeleição, agora permitida graças a uma recente mudança na Constituição do estado. Até março deste ano, a reeleição para o comando do Legislativo na mesma legislatura era proibida, mas essa barreira foi derrubada com a aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que teve Menezes como um de seus principais defensores.


Essa alteração na legislação gerou debates acalorados, mas abriu o caminho para que Menezes tentasse mais um mandato à frente da Assembleia. No entanto, a candidatura à reeleição não será um processo simples. O deputado pode enfrentar desafios jurídicos significativos, incluindo questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a legalidade de sua reeleição. Fontes próximas ao parlamentar indicam que ele já se prepara para uma batalha jurídica que pode se arrastar ao longo de 2025 e, potencialmente, até 2026.


O ano de 2026, vale lembrar, será crucial para a política brasileira, com eleições gerais para deputados estaduais, federais, governador, senador e presidente da República. Nesse contexto, a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia ganha ainda mais importância, já que controla um orçamento anual de 800 milhões de reais, uma ferramenta poderosa nas mãos de quem almeja influenciar o cenário eleitoral.


A grande questão é se Adolfo Menezes estará disposto a correr o risco de ter sua candidatura contestada judicialmente, ou mesmo de ser impedido de presidir a Assembleia em 2026, um ano tão decisivo. Nos bastidores, especula-se que o deputado já considera um “plano B”, caso sua situação jurídica se complique, mas ainda não há informações claras sobre quem poderia ser seu sucessor.


LEIA MAIS: Em Off: Adolfo Menezes deve disputar reeleição à presidência da AL-BA e tem ciência de imbróglio jurídico


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.