Governo vai notificar filhos que moram com os pais? Receita Federal explica

Informação de o Governo vai notificar filhos que moram com os pais é fake news, diz Receita

Por Lucas Pereira.

Surgiu nas redes sociais neste final de semana uma informação de que o Governo vai notificar filhos que moram com os pais ou mesmo que habitam imóveis de terceiros, sem que haja o pagamento de aluguel ou contrato formal. Segundo as supostas notícias, a medida entraria em vigor a partir de janeiro de 2026 e a fiscalização aconteceria com auxílio da Inteligência Artificial.

Informação de o Governo vai notificar filhos que moram com os pais é fake news, diz Receita. Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

Com a viralização do tema, a Receita Federal divulgou uma nota oficial em seu site, neste domingo (21) e desmentiu toda a história, ou seja, não procede que o Governo vai notificar filhos que moram com os pais.

+Fim do Airbnb? entenda proposta que ameaça plataformas de aluguel

Atribuindo as “fake news” a políticos de oposição ao governo atual, a Receita afirmou que “isso não existe, nem faz o menor sentido”. Confira a nota completa:

“Têm circulado nas redes sociais fake news, aparentemente impulsionadas por políticos que fazem oposição ao governo, que a Receita Federal irá notificar adultos que moram com os pais a partir de 2026.

A mentira tenta relacionar isso, de maneira confusa, com pagamentos de aluguel ou algo nesse sentido.

Isso não existe, nem faz o menor sentido.

Não caia em fake news, desconfie de quem mente pra você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação.”

Vale lembrar que a Receita anunciou, no começo de setembro, de que quitou todos os pagamentos referentes ao Imposto de Renda 2025.

Receita nega medida falsa que previa cobrança a filhos que moram com pais sem aluguel. Foto: Receita Federal

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.