Exigências de Elmar travam ida do União Brasil para base governista na Câmara, diz jornal
Mesmo sem ser da base governista no Congresso, o União Brasil comanda três ministérios na gestão Lula: Turismo, Integração e Comunicações
Líder do União Brasil na Câmara, o deputado federal baiano Elmar Nascimento vem exigindo mais cargos para que o partido faça parte do bloco governista na Casa. Isto, contudo, enfrenta resistência de setores do PT, principalmente da presidente do partido, Gleisi Hoffmann.
Segundo o jornal O Globo, há negociações, capitaneadas por Elmar, para que a legenda siga no comando Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Além disto, o União Brasil, agora, também pleiteia as chefias da Superintendência de Seguros Privados (Susepe), da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e ainda a presidência do Banco do Nordeste. Somados, os orçamentos destes órgãos superam R$ 2,9 bilhões em 2023.
A tentativa de atração do União Brasil faria parte de um plano do PT para isolar o PL na Câmara. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro possui a maior bancada desta legislatura e pode criar percalços para o governo Lula, caso consiga cargos-chave dentro da Casa.
Para Gleisi, as negociações com o partido de Elmar não devem prosperar. “(Para ter todos os cargos) Ele (Elmar) teria de ter ganhado a eleição para presidente, né?”, disse ao O Globo. No fim do ano passado, o parlamentar baiano foi barrado por petistas para assumir o Ministério da Integração Nacional.
Alguns dos órgãos na lista do União Brasil já estão prometidos a outros aliados. O comando do Banco do Nordeste, por exemplo, deverá ser indicado por um acordo das bancadas do PT do Nordeste ou ser entregue ao ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), a quem Lula quer contemplar por considerar que teve papel importante na campanha eleitoral.
Mesmo sem ser da base governista no Congresso, o União Brasil comanda três ministérios na gestão Lula: Turismo, Integração e Comunicações.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!