Elmar e Antônio Brito, os baianos "cabeças caras" na Câmara
Antônio Brito vai continuar na liderança do PSD, um dos maiores partidos, e Elmar Nascimento assume a 2a vice presidência da Câmara
Fonte: Pablo Reis
Antônio Brito (PSD) e Elmar Nascimento continuam fortes no Congresso
Cotados, por quase dois anos, para a presidência da Câmara dos Deputados, nomes que abrem portas no Congresso Nacional, os baianos Antônio Brito e Elmar Nascimento não ficaram de mãos abanando após a eleição de Hugo Motta para a liderança da casa até o ano que vem.
Brito foi reconduzido à liderança do PSD. É destaque no partido que comanda 891 prefeituras, o maior número de prefeitos do país, e costuma ser procurado para aconselhamentos por parlamentares da situação e da oposição. Tem a estima do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, que, recentemente, mirou alto, contra a gestão de Lula III.
Já Elmar Nascimento, líder do União Brasil na Câmara, ficou com a 2a vice presidência da casa. É dela a responsabilidade de substituir presidente e 1o vice presidente, além de examinar os pedidos de ressarcimento por despesas médicas dos deputados.
Uma atribuição que, especialmente, animou Nascimento é a de "fomentar a interação institucional entre a Câmara dos Deputados e os órgãos do Poder Legislativo dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, para desenvolver sistematicamente a ação legislativa".
Nesse diálogo aí, garantem os aliados e adversários, Elmar sabe jogar o jogo.