Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Elevador Lacerda pode ganhar novo nome; proposta é apresentada na Câmara

Proposta para mudar nome do Elevador Lacerda questiona homenagem ligada à família escravocrata

Por Anna Caroline Santiago.

O Elevador Lacerda pode ganhar um novo nome em Salvador. Um projeto de lei apresentado pela vereadora Eliete Paraguassu (PSOL) propõe rebatizar um dos principais cartões-postais da capital baiana como Elevador Makota Valdina, em homenagem à educadora, liderança religiosa e referência na luta antirracista na Bahia.

Elevador Lacerda pode ganhar novo nome. Foto: Divulgação

A proposta foi protocolada na Câmara Municipal de Salvador nesta terça-feira (8) e prevê a alteração oficial do nome do equipamento que liga a Praça Maria Felipa, no Comércio, à Praça Tomé de Souza, na Praça Municipal, no Centro Histórico.

Na justificativa, a vereadora menciona pesquisas históricas que apontam a participação da família Lacerda em atividades comerciais ligadas ao tráfico de pessoas escravizadas no século XIX. O texto afirma que a proposta não busca apagar a história do equipamento, mas incentivar uma reflexão sobre as figuras homenageadas nos espaços públicos de Salvador.

O projeto de lei ainda será analisado pelas comissões da Câmara Municipal antes de seguir para o plenário. Se avançar nas etapas de tramitação, a proposta será submetida à votação dos vereadores.

Oposição critica concessão da Praça Thomé de Souza e pode acionar MP-BA

A oposição ao prefeito Bruno Reis (União) na Câmara de Salvador pode acionar o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para tentar barrar o processo de concessão da Praça Thomé de Souza, em processo de estudos pela prefeitura.

A líder da oposição, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), indicou que, além de recorrer ao MP-BA, os parlamentares do grupo irão propor debates públicos sobre o tema.

Praça Thomé de Souza abriga Elevador Lacerda, Palácio Rio Branco, prefeitura e Câmara | Foto: Ricardo Jr./Pelourinho Dia e Noite

Ela classificou os estudos para concessão da Praça Thomé de Souza como uma movimentação "escandalosa e absurda". “Vamos provocar o Ministério Público, não tenha dúvida. Pretendemos fazer um grande debate da cidade, chamando as pessoas: historiares, arquitetos, o povo. Precisamos potencializar essa cidade, que atrai tantos turistas”, afirmou, em entrevista ao Aratu On.

Após a repercussão da notícia, a prefeitura de Salvador garantiu que não pretende privatizar o Elevador Lacerda, um dos pontos previstos no projeto de concessão da Praça Thomé de Souza. 

O intuito da gestão Bruno Reis era modernizar a Thomé de Souza, considerada por historiadores a primeira praça do Brasil. Neste bojo, a concessionária escolhida realizará as operações do Elevador Lacerda, dos planos inclinados no entorno do Centro e do novo centro de convenções que será construído no subsolo do atual prédio que abriga a prefeitura.

Leia mais: Sobe para 10 o número de presos em operação contra delivery de drogas em Feira de Santana

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.