Eleitor é preso após fotografar urna eletrônica em Santa Catarina; entenda
De acordo com o Código Eleitoral, "violar ou tentar violar o sigilo do voto" pode resultar em uma pena de até dois anos de prisão
Por Da Redação.
Um eleitor foi preso em flagrante após ser flagrado tirando foto de uma urna eletrônica durante a votação na manhã deste domingo (6/10), em Joaçaba, no oeste de Santa Catarina.
A ação viola as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pode resultar em penas severas. De acordo com o Código Eleitoral, "violar ou tentar violar o sigilo do voto" pode resultar em uma pena de até dois anos de prisão.
Conforme as orientações do TSE, ao se dirigir à urna, o eleitor deve deixar seu celular em uma mesa designada. Durante a votação, é permitido ter apenas uma "colinha" – um papel contendo os números dos candidatos. Só após finalizar a votação o eleitor pode retornar para pegar seu aparelho.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).