Eleições 2022: veja como se encerraram as apurações para governador nos estados brasileiros
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram apurados quase 123 milhões de votos. Mais de cinco milhões de votos, segundo o tribunal, foram contabilizados como brancos ou nulos.
Os brasileiros foram às urnas no último domingo (2/10) para exercer seu maior direito como cidadãos, o voto. Com a finalização da apuração das urnas eleitorais na madrugada desta segunda (3/10), os segundos turnos e candidatos a governadores eleitos em primeiro nos 27 estados do Brasil foram definidos.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram apurados quase 123 milhões de votos. Mais de cinco milhões de votos, segundo o tribunal, foram contabilizados como brancos ou nulos.
GOVERNADOR - ACRE(AC)
GLADSON CAMELI (PP) - Eleito em primeiro turno com 56,75% dos votos, o que totalizou 242 mil votos, mais que o dobro que o segundo mais votado, a candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), com 103 mil votos (24,21%).
GOVERNADOR - ALAGOAS (AL)
Segundo turno definido - Paulo Dantas (MDB), que ficou com 46,64% dos votos e Rodrigo Cunha, com 26,79% (UNIÃO). Ao todo, a diferença entre os candidatos foi de pouco mais de 300 mil votos no primeiro turno.
GOVERNADOR - AMAPÁ (AP)
CLÉCIO LUIS (Solidariedade) - Eleito em primeiro turno com 53,69% dos votos. Clécio esteve a frente de seu adversário direto, o candidato Jaime Nunes (PSD), por 11% dos votos, uma margem de 45 mil eleitores de diferença.
GOVERNADOR - AMAZONAS (AM)
Segundo turno definido - Wilson Lima (UNIÃO) com 42,80% dos votos, disputa com Eduardo Braga (MDB), que obteve 21% dos votos válidos. No próximo dia 30 de outubro, o candidato do MDB precisa superar uma diferença de mais do que o dobro dos votos válidos que recebeu.
GOVERNADOR - BAHIA (BA)
Segundo turno definido - Jerônimo Rodrigues (PT) surpreendeu nas urnas o candidato dito pelas pesquisas como favorito, ACM Neto (UNIÃO). Com uma vantagem de 8,65 pontos percentuais, expressou entorno de 700 mil votos de diferença entre os candidatos.
GOVERNADOR - CEARÁ (CE)
ELMANO DE FREITAS (PT) - Eleito em primeiro turno, por uma diferença aproximada de 22% dos votos, Elmano foi definido no domingo (2/10) por 54% dos eleitores no estado.
GOVERNADOR - DISTRITO FEDERAL
IBANEIS ROCHA (MDB) - Com 832 mil votos válidos, o candidato do MDB se firmou em primeiro turno, dobrando quase o número de apoiadores nas urnas no distrito federativo.
GOVERNADOR - ESPÍRITO SANTO (ES)
Segundo turno definido - Por uma diferença de 8%, Renato Casagrande (PSB), com 46,94% dos votos, e Carlos Manato (PL), com 38,48%, se encontrarão nas urnas novamente no dia 30 de outubro.
GOVERNADOR - GOIÁS (GO)
RONALDO CAIADO (UNIÃO) - Com ampla vantagem, e totalizando 51,81% dos votos, o candidato do União Brasil abriu quase 900 mil votantes de diferença para o segundo colocado nas urnas. O candidato derrotado, e segundo mais votado, foi Gustavo Mendanha (PATRIOTA), com 25,2% dos votos no estado.
GOVERNADOR - MARANHÃO (MA)
CARLOS BRANDÃO (PSB) - Com 1 milhão e 769 mil votos, contra 857 mil de Lahesio Bonfim (PSC), o candidato finalizou a apuração das urnas com 51,29%.
MATO GROSSO (MT)
MAURO MENDES (UNIÃO) - 68,45% foi a margem a qual Mauro foi eleito no estado, sendo essa a terceira maior margem eleitoral de um candidato em todos os demais 26 estados.
MATO GROSSO DO SUL (MS)
Segundo turno definido - A distância foi pouca. Com apenas 1,55% de diferença na porcentagem de votos válidos, Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB) se enfrentam no segundo turno, no que aparenta ser o estado mais divido em intensões de voto. Vinte e dois mil votos de diferença.
MINAS GERAIS (MG)
ROMEU ZEMA (NOVO) - Eleito em primeiro turno, Zema é o único candidato eleito pelo partido Novo, concretizando seu cargo como governador pela porcentagem de 56,18% dos votos.
PARANÁ (PR)
CARLOS MASSA RATINHO JÚNIOR (PSD) - Finalizou a apuração dos votos válidos com a segunda maior margem de um candidato, totalizando 69.64% dos votos válidos, mais de 4 milhões para seu partido - uma diferença de quase 2.7 milhões para o segundo mais votado no estado, Roberto Requião (PT).
PARAÍBA (PB)
Segundo turno definido - O candidato João Azevêdo (PSB) - 39,65% - disputa com Pedro Cunha Lima (PSDB) -23,90% -, para o dia 30 de outubro. Segundo o TSE, a diferença entre os candidatos foi de 343 mil votos, o que beira os 15%.
PARÁ (PA)
HÉLDER BARBALHO (MDB) - Eleito com a maior margem de votos validos em comparação aos demais estados, o candidato se firmou no primeiro turno com 70,41%, o que representa mais de 3 milhões de apoiadores oficialmente apurados.
PERNAMBUCO (PE)
Segundo turno definido - Sendo o único estado em que o segundo turno é definido por duas mulheres, as candidatas Marília Arraes (SOLIDARIEDADE) 23,97%, encontrará Raquel Lyra (PSDB) 20,58%, no segundo turno. A diferença entre elas foi de 166 mil votos.
PIAUÍ (PI)
RAFAEL FONTELES - O Candidato petista se firmou em primeiro turno com 57,17% dos votos válidos, o que totaliza 1.1 milhão de votos.
RIO DE JANEIRO (RJ)
CLÁUDIO CASTRO (PL) - Concretizou sua eleição em primeiro turno com 59,67% dos votos, contra apenas 27,38% de seu competidor direto, Marcelo Freixo (PSB). Ao todo, a diferença entre os candidatos foi de 2,6 milhões de votos.
RIO GRANDE DO NORTE (RN)
FATIMA BEZERRA (PT) - Foi eleita com grande vantagem no estado. Ao todo, foram 1 milhão de votos, com 58,31% dos votos válidos.
RIO GRANDE DO SUL (RS)
Segundo turno definido - Onyx Lorenzoni (PL) - 37,50% -, enfrenta Eduardo Leite (PSDB) - 26,81% -. A diferença entre os candidatos foi de pouco menos de 680 mil votos.
RONDÔNIA (RO)
Segundo turno definido - Coronel Marcos Rocha (UNIÃO) encontra o candidato Marcos Rogerio (PL no próximo dia 30 de outubro.
RORAIMA (RR)
ANTONIO DENARIUM (PP) - Eleito em primeiro turno com 56,47% dos votos válidos computados no estado. O candidato do PP venceu por 15,33% contra a segunda candidata mais votada, Teresa Surita (MDB).
SANTA CATARINA (SC)
Segundo turno definido - Jorginho Mello (PL) - 38,61% - enfrenta o candidato petista Décio Lima - 17,42% -. Apesar da diferença percentual entre os escolhidos para o segundo turno, os demais votos foram bem distribuídos entre outros três candidatos, o que desenha um cenário acirrado para o segundo turno no estado.
SERGIPE (SE)
Segundo turno definido - Rogério Carvalho (PT) - 44,70% - encontra, no próximo dia 30, Fábio Mitidieri (PSB) - 38,91% -.
SÃO PAULO (SP)
Segundo turno definido - Tarcísio de Freitas (REPUBLICANOS) - 42,32% - vai enfrentar Fernando Haddad (PT) - 35,70%.
TOCANTINS(TO)
WANDERLEI BARBOSA (REPUBLICANOS) - O candidato foi eleito com 58,14% dos votos válidos no estado, se garantindo no primeiro turno. Wanderlei venceu Ronaldo Dimas (PL).
LEIA MAIS: Bolsonaro xinga Simone Tebet e Soraya Thronicke de “estepe” e “trambique”; assista
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!