Eleição da UPB pode ocorrer até 13 de março; Wilson Cardoso ganha apoio do MDB
Na disputa, o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), desponta como favorito, mas o prefeito reeleito de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), segue como concorrente no pleito
A eleição para a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) está prevista para acontecer até o dia 13 de março, conforme estabelece o regimento interno da instituição. Na disputa, o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), desponta como favorito, mas o prefeito reeleito de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), segue como concorrente no pleito.
A novidade no cenário político é o anúncio de apoio do MDB à candidatura de Wilson Cardoso. Em busca de consenso, o prefeito de Medeiros Neto, Beto Pinto (MDB), decidiu abrir mão de sua candidatura para fortalecer a base aliada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e evitar divisões que poderiam enfraquecer a UPB.
O presidente estadual do MDB e da CERB, Jayme Vieira Lima Filho, anunciou a decisão em suas redes sociais, destacando a importância da unidade. “Graças ao desprendimento e à maturidade de ambos, bem como de outros líderes envolvidos nas tratativas, foi possível construir um consenso, resultando em uma composição que evita disputas e fortalece a própria instituição da UPB”, afirmou.
A Executiva Estadual do MDB também se manifestou, pedindo que todos os prefeitos do partido apoiem a chapa encabeçada por Wilson Cardoso. O comunicado enfatiza que a união em torno do nome do prefeito de Andaraí reforça o compromisso histórico do MDB com o fortalecimento do municipalismo e a busca por soluções coletivas que beneficiem os municípios baianos.
Se um dos candidatos conseguir acordo, a eleição da UPB pode ser antecipada.
Leia Mais: Jovem suspeito de envolvimento em estupro coletivo de adolescente é preso na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).