"É coisa de preto!": frase racista de vereador vaza durante sessão na Câmara de SP; ouça
Adilson Amadeu (União Brasil), que preside a CPI dos Aplicativos, solicitou que Camilo Cristófaro fosse à Câmara para esclarecer o episódio. Ele participava de forma virtual da sessão.
A vereadora Luana Alves (PSOL) acusou, namanhã desta terça-feira (3/5), o vereador Camilo Cristófaro (PSB) de proferir uma frase com cunho racista durante sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Aplicativos na Câmara Municipal de São Paulo, segundo publicou a Folha de São Paulo.
O jornal recebeu da assessoria de Luana o trecho do vídeo da sessão no qual é possível ouvir a frase "é coisa de preto, né". A reunião foi interrompida em seguida, após a frase ter sido escutada no sistema de som da Câmara. Depois prosseguiu.
"Infelizmente a gente tem o início dessa sessão tumultuada por causa de um áudio, que aparentemente tem a voz do vereador Camilo Cristófaro. Ele pronuncia uma fala extremamente racista", disse a vereadora.
"Eu não queria acreditar que essa fala existiu, mas infelizmente existiu. Conversamos ali atrás, e pedi à secretaria da mesa as notas taquigráficas. Foi acordado que todos são testemunhas de ações posteriores que venham a decorrer dessa fala infeliz do vereador", completou Luana.
Ainda de acordo coma publicação da Folha, Adilson Amadeu (União Brasil), que preside a CPI dos Aplicativos, solicitou que Cristófaro fosse à Câmara para esclarecer o episódio. Cristófaro participava de forma virtual da sessão, enquanto Luana compõe a bancada da CPI dos Aplicativos.
A vereadora Elaine Mineiro (PSOL), que integra bancada coletiva Quilombo Periférico, prometeu registrar boletim de ocorrência . Elaine e Luana também dizem que vão registrar queixas à Corregedoria da Câmara.
Em nota, o presidente da CMSP, Milton Leite, repudiou a fala racista:
"É com uma indignação imensa que lamento mais uma denúncia de episódio racista dentro da Câmara de Vereadores de São Paulo, local democrático, livre e que acolhe a todos. Como negro e presidente da Câmara tenho lutado com todas as forças contra o racismo, crime que insiste em ser cometido dentro de uma Casa de Leis e fora dela também. O caso será apurado pela Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo".
LEIA MAIS: ACM Neto diz que vê 'tanta doidice' de adversários na imprensa: 'Se definam'
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!