Dia da Consciência Negra pode virar feriado nacional
O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, pode se tornar feriado nacional. A informação foi divulgada nesta terça-feira (1/11), pela Agência Senado.
O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, pode se tornar feriado nacional. A informação foi divulgada nesta terça-feira (1/11) pela Agência Senado.
O projeto (PLS 482/2017) com esse objetivo é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e já foi aprovado pelo Senado. Agora, o texto aguarda votação pela Câmara dos Deputados.
Além do referido projeto, o senador Paulo Paim também pediu aos deputados a aprovação de mais três de combate ao racismo e outros tipos de discriminação. Um deles, o PLS 787/2015, inclui as motivações de preconceito racial e sexual como agravantes, outro aumenta a pena para crime de injúria, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional (PL) 5.231/2020, e um terceiro (PL) 4.373/2020 proíbe agentes de segurança pública ou particular de adotarem ações baseadas em preconceito.
SOBRE
O Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro em referência à data da morte de Zumbi dos Palmares, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. Ele foi morto em batalha, ao lado de outros guerreriros, no ano de 1695.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!