Deputado da base afirma que saída de Coronel não desequilibra governo Jerônimo
Deputado Daniel Almeida disse que a saída de Coronel da base governista de Jerônimo Rodrigues (PT), faz parte do processo eleitoral e não devem provocar desequilíbrio na correlação de forças
Por, Dinaldo dos Santos e João Tramm.
O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) comentou, nesta sexta-feira (6), durante a visita de Lula à Bahia, sobre a saída do senador Angelo Coronel (PSD) do grupo governista no estado, reforçando que toda eleição tem essa dificuldade.

Segundo ele, a saída de Coronel da base governista de Jerônimo Rodrigues (PT), faz parte do processo eleitoral e não devem provocar desequilíbrio na correlação de forças do grupo político que sustenta o governo no estado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Salvador, nesta sexta-feira (6), com foco em ações na área da saúde. Lula cumpre agenda na Bahia com entregas de ambulâncias e anúncios no Hospital Irmã Dulce.
Saída de Coronel: "Toda eleição tem essa dificuldade"
Em entrevista, Daniel destacou que o esforço da base aliada é sempre no sentido de manter o grupo unido e fortalecido, mas reconheceu que rupturas já ocorreram em outros momentos da política baiana. Segundo ele, a eventual saída de Coronel é considerada indesejável, mas não chega a surpreender.
“O objetivo é sempre manter o grupo unido e cada vez mais forte. Essa possibilidade de saída do Coronel é, obviamente, indesejável. Nós não trabalhamos por isso, não queremos isso, não desejamos isso”, afirmou o parlamentar.
O deputado relembrou episódios anteriores em que partidos e lideranças deixaram a base governista e, posteriormente, retornaram ou não conseguiram alcançar os resultados esperados fora do grupo.
Entre os citados estão, Marcelo Nilo, ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Além de ter mencionado o movimento do MDB em eleições passadas, que já retornou ao grupo governista e, também, do movimento envolvendo o ex-vice-governador, João Leão, que levou o PP para a oposição em 2022. Apesar disso, os deputados estaduais do grupo retornaram para base do petista na ALBA.
“Em todos esses casos, a expectativa era de que haveria mais espaço do outro lado, mas o terreno se mostrou árido e não produziu resultados positivos”, avaliou.
Daniel Almeida disse acreditar que uma eventual mudança de posição do senador não deve provocar impacto significativo no equilíbrio político atual.
Deputado Daniel Almeida comenta saída de Angelo Coronel do grupo governista baiano. pic.twitter.com/7nXIG0lCeX
— Aratu On (@aratuonline) February 6, 2026
LEIA MAIS: Na Bahia, Lula entrega ambulâncias e anuncia investimentos no Irmã Dulce
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).